Se liga na arte – Arte

Camila Bronizeski, Christiane Coutinho, Luiz Pimentel, Rejane Galvão Coutinho, Arthur Fuscaldo
Código da coleção: 0029P20062
Proposta pedagógica
  • Projeto gráfico funcional e atraente.
  • Coleção dividida em 8 capítulos.
  • Estrutura simples, com seções e subseções bem definidas e sinalizadas.
  • Proposta dinâmica com temas contemporâneos.
  • Incentivo à pesquisa e à autonomia dos estudantes.
  • Valorização dos legados africanos e indígenas do Brasil e das produções de diversas culturas.
Compartilhar:
Compartilhar:
Compartilhar:
Compartilhar:
Destaques da Coleção

BNCC

(Base Nacional Comum Curricular)

Conteúdo programático

Capítulo 1

Onde está a arte na vida?

Sobrevoo

Arte no cotidiano

Para pesquisar: Processos de criação Diário de bordo

Organizando as ideias

 

Capítulo 2

Escutando a vida

Sobrevoo

Sons da vida

Para experimentar: Vamos fazer uma roda de sons corporais?

Para experimentar: Engrenagem de sons

Foco em…

Naná Vasconcelos

Para experimentar: Vamos fazer chuva com as mãos?

Para pesquisar: O que é o som?

Foco no conhecimento

Ruído e poluição sonora

Para pesquisar: Representações de sons e ruídos

Foco na História: Novos sons na música do século XX

Para pesquisar: Há poluição sonora ao seu redor?

Processos de criação

Organizando as ideias

 

Capítulo 3

O que nos move

Sobrevoo

Corpo, espaço e tempo

Para experimentar: Vamos dançar e sentir o corpo?

Para experimentar: O que o corpo faz

Para pesquisar: Contato improvisação

Foco em…

Steve Paxton

Para pesquisar: Brincadeiras de infância

Foco na História: A dança e o sentido do movimento

Foco no conhecimento

Ações corporais e cinesfera

Processos de criação

Organizando as ideias

 

Capítulo 4

Improvisação: experimentando corpo e som

Sobrevoo

Diferentes modos de improvisação

Para experimentar: Vamos espiralar?

Para pesquisar: Improvisando com videogames

Para experimentar: Siga o mestre

Foco na História: Duelos de versos desde a antiguidade

Para experimentar: Improviso com poesia

Foco em…

Bobby McFerrin

Para experimentar: Improvisar conversando

Foco no conhecimento

Improvisação

Processos de criação

Organizando as ideias

 

Capítulo 5

Brincar de ser

Sobrevoo

Teatro: espaço de jogo e de imaginação

Para experimentar: Jogo da careta

Para experimentar: Contando uma história com objetos

Foco na História: Teatros de brinquedo

Foco na História: Mamulengo: Um teatro de bonecos brasileiro e popular

Para pesquisar: Grupos teatrais e artistas ao redor

Foco no…

Teatro de animação

Foco no conhecimento

Os jogos teatrais

Para pesquisar: Jogos teatrais

Processos de criação

Organizando as ideias

 

Capítulo 6

O que vejo quando me vejo

Sobrevoo

Autorrepresentações

Para pesquisar: Pintores além de seus autorretratos

Para experimentar: Intervenção sobre um autorretrato

Foco em…

Vivian Maier

Foco na História: Filme fotográfico

Para experimentar: Buscando meu reflexo em superfícies diferentes

Foco no conhecimento

Técnicas fotográficas

Para experimentar: Exercitando o olhar de fotógrafo

Processos de criação

Organizando as ideias 113

 

Capítulo 7

Intervenções no mundo

Sobrevoo

Intervenções no cotidiano

Foco na História: Téspis: o primeiro ator de teatro

Para experimentar: Recriando o convite para conversar

Foco em…

Hélio Oiticica

Para pesquisar: Elementos do meu entorno

Foco em…

Flávio de Carvalho

Foco no conhecimento

Performance e programa

Processos de criação

Organizando as ideias

 

Capítulo 8

Arte, infância e juventude

Sobrevoo

Juventude na arte

Para experimentar: Representando os medos

Foco na História: Crianças na arte

Para experimentar: Movendo-se entre bolhas de sabão

Para experimentar: Número circense

Para experimentar: Percussão corporal para acompanhar um rap

Processos de criação

Mostra de trabalhos de arte

Organizando as ideias

Índice remissivo

Referências

Guia do CD

Capítulo 1

O lugar da arte

Sobrevoo

Arte e espaços

Foco na História: Banda de pífanos de Caruaru

Processos de criação

Organizando as ideias

 

Capítulo 2

Paisagem construída

Sobrevoo

A paisagem

Para experimentar: Exercitar o olhar

Para experimentar: Paisagem na janela

Foco na História: Arquitetura religiosa

Foco em…

Brasília: paisagem planejada

Para pesquisar: Capitais brasileiras

Para experimentar: Planejando uma cidade ideal

Foco no conhecimento

Desenho é linha

Processos de criação

Organizando as ideias

 

Capítulo 3

Como a música interage com a paisagem?

Sobrevoo

Música e paisagens: interações

Para experimentar: Fabricando um instrumento

Foco na História: Fabricação de instrumentos e ancestralidade

Para experimentar: Passeio de trem

Para pesquisar: Gênero musical baião

Foco nos…

Cantos indígenas e conhecimento

Foco no conhecimento

Timbre e densidade

Processos de criação

Organizando as ideias

 

Capítulo 4

Arte e natureza

Sobrevoo

A natureza como arte

Para experimentar: Projeto de Land Art

Para pesquisar: Frans Krajcberg

Foco na História: Hydraulos, o órgão hidráulico grego

Foco em…

Murray Schafer

Para pesquisar: Pesquisa sonora de uma paisagem

Foco no conhecimento

Intervenção artística

Processos de criação

Organizando as ideias

 

Capítulo 5

Coreografia e espaço

Sobrevoo

Em cada lugar, uma dança

Para experimentar: Criação de uma frase de movimento

Foco na História: Coreografia

Para experimentar: Espaço e som

Para pesquisar: Artistas de dança locais

Foco em…

Merce Cunningham

Foco no conhecimento

Dimensões espaciais

Processos de criação

Organizando as ideias

 

Capítulo 6

Espaço cênico: entre o real e o imaginário

Sobrevoo

As paisagens no teatro

Foco na História: William Shakespeare e o Globe Theatre

Para pesquisar: Coletivos teatrais e sua relação com o espaço

Foco no…

Teatro Oficina

Para experimentar: Reorganizando o espaço

Foco no conhecimento

O espaço entre a ficção e a realidade

Processos de criação

Organizando as ideias

 

Capítulo 7

O corpo no espaço, o espaço no corpo

Sobrevoo

O corpo nas paisagens

Foco na História: A dança-teatro

Para experimentar: Mural de retratos

Para pesquisar: Mapeando histórias

Foco em…

Pina Bausch

Foco no conhecimento

Construção da dramaturgia

Processos de criação

Organizando as ideias

 

Capítulo 8

Paisagens em sons e imagens

Sobrevoo

As paisagens sonhadas e concretas do cinema

Foco na História: Os primeiros anos do cinema

Para experimentar: Criação de um roteiro

Para experimentar: Escuta atenta a trilhas sonoras

Para experimentar: Criando uma animação

Processos de criação

Organizando as ideias

Índice remissivo

Referências

Referências bibliográficas

Guia do CD

Capítulo 1

A arte e o mundo imaterial

Processos de criação

Foco na História: Cultura imaterial e patrimônio

Sobrevoo

Entre o visível e o invisível

Para experimentar: Memórias de ensinar e aprender

Para experimentar: Roda de sonhos

Para pesquisar: Sonhos e xamanismos

Organizando as ideias

 

Capítulo 2

A arte e o sagrado

Sobrevoo

O Barroco ontem e hoje

Foco na História: Reforma, Contrarreforma e Barroco

Para pesquisar: Pintura barroca

Para experimentar: Criando uma cena barroca

Foco no…

Santuário do Bom Jesus de Matosinhos

Foco no conhecimento

Instalação

Processos de criação

Organizando as ideias

 

Capítulo 3

O imaterial na música

Sobrevoo

Aspectos imateriais em práticas musicais

Foco na História: Sons com funções semelhantes em épocas e culturas diferentes

Para experimentar: Criação e improvisação rítmica

Para pesquisar: Músicas e imaterialidade em outros sistemas musicais

Foco nos…

Cantos medievais e o desenvolvimento da escrita musical ocidental

Foco no conhecimento

Tempo em música

Para pesquisar: Músicas com os compassos estudados

Processos de criação

Organizando as ideias

 

Capítulo 4

Mitologias e arte

Sobrevoo

Mitologias e seus ensinamentos

Foco na História: Mito de criação

Para experimentar: Criando uma capa

Para experimentar: Criação de um mundo fantástico

Para pesquisar: Mitologia em museus

Foco na…

Mitologia e nos heróis contemporâneos

Para experimentar: Assim nascem os heróis

Foco no conhecimento

Montagem no cinema

Processos de criação

Organizando as ideias

 

Capítulo 5

Tradição e aprendizado

Sobrevoo

Tradição e transformação

Para experimentar: Siga o mestre (I)

Foco na História: Danças africanas e a dança moderna

Para experimentar: Siga o mestre (II)

Foco na…

Capoeira

Para pesquisar: Aprendendo com os mestres

Foco no conhecimento

O ritmo na dança

Processos de criação

Organizando as ideias

 

Capítulo 6

Oralidade, memória e invenção

Sobrevoo

O teatro é povoado de histórias

Para experimentar: Improvisar uma história coletivamente

Para pesquisar: Histórias que nos contam

Foco na História: Sherazade e suas mil e uma noites

Foco em…

Sotigui Kouyaté e a palavra do griot

Foco no conhecimento

Os três tipos de histórias

Processos de criação

Organizando as ideias

 

Capítulo 7

Tornar-se outro: corpo e transfiguração

Sobrevoo

Mascarados, tradições, ritos e arte

Foco na História: Máscara e sociedade

Para pesquisar: As máscaras nas festas de diversos países

Para experimentar: Criando figuras mascaradas

Foco em…

Kazuo Ohno e o butô

Foco no conhecimento

Máscaras, adereços, indumentárias e transfiguração

Processos de criação

Organizando as ideias

 

Capítulo 8

Festas e celebrações

Sobrevoo

Encontro entre o mundo material e o imaterial

Foco na História: O fenômeno da morte: suas festas e rituais

Para pesquisar: Celebrações ao redor do mundo

Processos de criação

Organizando as ideias

Índice remissivo

Referências

Referências bibliográficas

Guia do CD

Capítulo 1

Arte e vida coletiva

Sobrevoo

Coletividade

Para experimentar: Criando um fórum cênico em sala de aula

Foco na História Teatro-fórum: a cena como espaço de debate e transformação social

Para experimentar: Cantando na língua dos vizinhos latino-americanos

Para pesquisar: Arte da América Latina

Processos de criação

Organizando as ideias

 

Capítulo 2

Transformações individuais, reflexos no coletivo

Sobrevoo

Transformações cotidianas

Para experimentar: Instruções

Para pesquisar: Marcel Duchamp e os ready-mades

Para experimentar: O cotidiano em uma dança

Foco nas…

Experimentações do Fluxus

Foco na História: Os manifestos artísticos

Foco no conhecimento

Arte efêmera

Processos de criação

Organizando as ideias

 

Capítulo 3

Dançar e pensar a sociedade

Sobrevoo

No encontro também aprendemos sobre nós mesmos

Para experimentar: Um encontro por meio da dança

Para pesquisar: Passinho, a emergência de uma dança urbana brasileira

Foco na História: O início do movimento hip-hop

Foco no…

Hip-hop no Brasil

Foco no conhecimento

Estratégias para dançar em grupo

Processos de criação

Organizando as ideias

 

Capítulo 4

Arte que difunde ideais

Para pesquisar: Cartazes

Sobrevoo

Arte e transformação social

Para pesquisar: Artes gráficas

Foco na História: As vanguardas russas

Para experimentar: Pintura com estêncil

Foco em…

Alexander Rodchenko

Para experimentar: Experimentações do olhar

Foco no conhecimento Fanzine

Processos de criação

Organizando as ideias

 

Capítulo 5

Coletividades que transformam: o teatro de grupo

Sobrevoo

Coletivos em criação e intervenção na sociedade

Para experimentar: Confiar no outro

Para experimentar: Movendo-se em coro

Foco na História: O teatro experimental do negro

Para pesquisar: Teatro de grupo latino-americano

Foco no…

Teatro de grupo e transformação social

Foco no conhecimento

Criação coletiva e processo colaborativo

Processos de criação

Organizando as ideias

 

Capítulo 6

Música e vida em transformação

Sobrevoo

Músicas e contextos

Para pesquisar: As músicas do álbum Tropicalia ou Panis et circencis

Foco na História: 1968 – Manifestação política e musical da juventude

Para experimentar: Criando versos

Foco em…

Nina Simone

Foco no conhecimento

Estruturas musicais

Processos de criação

Organizando as ideias

Capítulo 7

Entre a indústria cultural e a transformação social

Sobrevoo

Teatro, música e coletividade

Foco na História: Em busca de um teatro nacional e popular

Para experimentar: Criando uma cena a partir de uma música

Para pesquisar: Rap e construção narrativa

Foco no…

Teatro musical

Foco no conhecimento

Elementos do teatro musical

Processos de criação

Organizando as ideias

 

Capítulo 8

Práticas para estar juntos

Para experimentar: Imaginar e transformar modos de estar juntos

Para experimentar: Customizar com o grafite

Para experimentar: Uma publicação teatral

Para experimentar: A letra da canção vira dança

Processos de criação

Organizando um sarau

Organizando as ideias

Índice remissivo

Referências

Referências bibliográficas

Guia do CD

Material Digital

Orientações para a gestão das aulas e acompanhamento de aprendizagem.

Plano de Desenvolvimento - 6º ano - 1º Bimestre
Plano de Desenvolvimento - 6º ano - 2º Bimestre
Plano de Desenvolvimento - 6º ano - 3º Bimestre
Plano de Desenvolvimento - 6º ano - 4º Bimestre

Planos de aula bimestrais ou trimestrais, com atividades para o desenvolvimento de habilidades descritas na BNCC, e indicação de recursos didáticos para utilização nas aulas.

Sequência Didádica - 6º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 4º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 4º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 4º Bimestre

Avaliações bimestrais ou trimestrais acompanhadas por gabarito.

Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 4º Bimestre

Cada projeto propõe atividades envolvendo outros componentes curriculares para desenvolver as competências gerais da BNCC.

Projeto Integrador - 6º ano - 1º Bimestre
Projeto Integrador - 6º ano - 2º Bimestre
Projeto Integrador - 6º ano - 3º Bimestre
Projeto Integrador - 6º ano - 4º Bimestre

Material Digital

Orientações para a gestão das aulas e acompanhamento de aprendizagem.

Plano de Desenvolvimento - 7º ano - 1º Bimestre
Plano de Desenvolvimento - 7º ano - 2º Bimestre
Plano de Desenvolvimento - 7º ano - 3º Bimestre
Plano de Desenvolvimento - 7º ano - 4º Bimestre

Planos de aula bimestrais ou trimestrais, com atividades para o desenvolvimento de habilidades descritas na BNCC, e indicação de recursos didáticos para utilização nas aulas.

Sequência Didádica - 7º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 4º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 4º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 4º Bimestre

Avaliações bimestrais ou trimestrais acompanhadas por gabarito.

Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 4º Bimestre

Cada projeto propõe atividades envolvendo outros componentes curriculares para desenvolver as competências gerais da BNCC.

Projeto Integrador - 7º ano - 1º Bimestre
Projeto Integrador - 7º ano - 2º Bimestre
Projeto Integrador - 7º ano - 3º Bimestre
Projeto Integrador - 7º ano - 4º Bimestre

Material Digital

Orientações para a gestão das aulas e acompanhamento de aprendizagem.

Plano de Desenvolvimento - 8º ano - 1º Bimestre
Plano de Desenvolvimento - 8º ano - 2º Bimestre
Plano de Desenvolvimento - 8º ano - 3º Bimestre
Plano de Desenvolvimento - 8º ano - 4º Bimestre

Planos de aula bimestrais ou trimestrais, com atividades para o desenvolvimento de habilidades descritas na BNCC, e indicação de recursos didáticos para utilização nas aulas.

Sequência Didádica - 8º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 4º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 4º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 4º Bimestre

Avaliações bimestrais ou trimestrais acompanhadas por gabarito.

Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 4º Bimestre

Cada projeto propõe atividades envolvendo outros componentes curriculares para desenvolver as competências gerais da BNCC.

Projeto Integrador - 8º ano - 1º Bimestre
Projeto Integrador - 8º ano - 2º Bimestre
Projeto Integrador - 8º ano - 3º Bimestre
Projeto Integrador - 8º ano - 4º Bimestre

Material Digital

Orientações para a gestão das aulas e acompanhamento de aprendizagem.

Plano de Desenvolvimento - 9º ano - 1º Bimestre
Plano de Desenvolvimento - 9º ano - 2º Bimestre
Plano de Desenvolvimento - 9º ano - 3º Bimestre
Plano de Desenvolvimento - 9º ano - 4º Bimestre

Planos de aula bimestrais ou trimestrais, com atividades para o desenvolvimento de habilidades descritas na BNCC, e indicação de recursos didáticos para utilização nas aulas.

Sequência Didádica - 9º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 4º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 4º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 4º Bimestre

Avaliações bimestrais ou trimestrais acompanhadas por gabarito.

Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 4º Bimestre

Cada projeto propõe atividades envolvendo outros componentes curriculares para desenvolver as competências gerais da BNCC.

Projeto Integrador - 9º ano - 1º Bimestre
Projeto Integrador - 9º ano - 2º Bimestre
Projeto Integrador - 9º ano - 3º Bimestre
Projeto Integrador - 9º ano - 4º Bimestre
Veja também
BNCC

Saiba mais sobre o documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.