Expedições Geográficas

Sérgio Adas, Melhem Adas
Código da coleção: 0031P20052
Proposta pedagógica
  • Mapas, tabelas e dados atualizados.
  • Maior número de infográficos.
  • Mais atividades.
  • Material digital.
  • Trabalho com temas contemporâneos.
  • Volumes organizados em 8 unidades.
Compartilhar:
Compartilhar:
Compartilhar:
Compartilhar:
Destaques da Coleção

BNCC

(Base Nacional Comum Curricular)

Conteúdo programático

UNIDADE 1 ESPAÇO, PAISAGEM, LUGAR E TERRITÓRIO

 

Percurso 1 – Espaço natural e geográfico

O espaço e as pessoas

 

Percurso 2 – Paisagem geográfica

O que é paisagem geográfica?

Mudanças e permanências na paisagem geográfica

As posições do observador e a paisagem

Alguns tipos de paisagem

Mochila de ferramentas – Leitura de paisagem

Paisagens e povos originários e tradicionais  no Brasil,
Rotas e encontros – O RÓ para os povos da etnia A’úwe-Xavante

Atividades dos percursos 1 e 2

 

Percurso 3 – Lugar geográfico

O que é lugar?

O lugar geográfico, a menor dimensão do espaço geográfico

 

Percurso 4 – Território

Território: parte do espaço geográfico

Território e poder
Estação História – Quilombolas e direitos territoriais coletivos

Atividades dos percursos 3 e 4

Desembarque em outras linguagens – Stephen Wiltshire: Geografia e desenho de paisagens

 

UNIDADE 2 CONHECIMENTOS BÁSICOS DE CARTOGRAFIA

 

Percurso 5 – Orientação no espaço geográfico

A orientação pelos astros

A importância do ponto de referência

A orientação pela bússola

 

Percurso 6 – Localização no espaço geográfico

A rosa dos ventos e a localização

Os paralelos terrestres

Os meridianos terrestres

Latitude e longitude: as coordenadas geográficas

Infográfico – O uso do GPS no cotidiano

Estação Cidadania – Dispositivo localiza idoso em situações de emergência por meio de sinal GPS

A altitude

Atividades dos percursos 5 e 6

 

Percurso 7 – Do desenho ao mapa

A Cartografia

A representação da Terra

Estação Ciências – Sensoriamento remoto no Brasil

As escalas em mapas

A escala em plantas

 

Percurso 8 – A representação gráfica do relevo

O relevo da Terra

A representação do relevo

Rotas e encontros – Cicloturismo, topografia e o uso de mapas

Atividades dos percursos 7 e 8

 

UNIDADE 3 O PLANETA TERRA E A CIRCULAÇÃO GERAL DA ATMOSFERA

 

Percurso 9 – A Terra no Sistema Solar

Geografia e a Terra no Universo

O planeta Terra

A forma da Terra

As zonas de iluminação e aquecimento

 

Percurso 10 – A Terra em movimento

Os movimentos da Terra e o tempo atmosférico

O movimento de rotação: os dias e as horas

O movimento de translação: o tempo em anos

Rotas e encontros – Os iorubás e o tempo

Atividades dos percursos 9 e 10

 

Percurso 11 – A circulação geral da atmosfera, o tempo e o clima

Tempo atmosférico e clima

A atmosfera e sua circulação

As massas de ar, o tempo e o clima

 

Percurso 12 – As intervenções humanas na dinâmica climática

A ação humana e o clima

Infográfico – Efeito estufa

Atividades dos percursos 11 e 12

 

UNIDADE 4 OS CLIMAS E A VEGETAÇÃO NATURAL

 

Percurso 13 – O clima e seus fatores geográficos

O clima, 98

Rotas e encontros – O raciocínio geográfico dos viajantes

Mochila de ferramentas – Climograma: um recurso para interpretar o clima

 

Percurso 14 – Os climas do mundo e do Brasil

Os climas do mundo

Os climas do Brasil

Atividades dos percursos 13 e 14

 

Percurso 15 – Terra: grandes paisagens vegetais naturais

Vegetação natural ou nativa

Mochila de ferramentas – Elaborando um perfil de vegetação

Estação Cidadania – Vamos plantar uma árvore?

 

Percurso 16 – Brasil: vegetação natural e biodiversidade

Ocupação humana e diminuição da vegetação natural

Estação Socioambiental – Em 15 anos, Brasil perdeu 20% de seus manguezais

Atividades dos percursos 15 e 16

Caminhos digitais – Os benefícios e os riscos das tecnologias de geolocalização

 

UNIDADE 5 OS CICLO DA ÁGUA E O RELEVO CONTINENTAL

 

Percurso 17 – O escoamento superficial da água

Para onde vai a água que cai da atmosfera?

O escoamento superficial da água

Estação Socioambiental – Antes da chuva e da seca

Infográfico – A ação das águas correntes

 

Percurso 18 – Os agentes externos e internos do relevo

Os agentes do modelado terrestre

O intemperismo

As águas correntes

A ação das águas oceânicas

Infográfico – Os agentes internos do relevo

Atividades dos percursos 17 e 18

 

Percurso 19 – As formas do relevo continental

As principais formas do relevo

Estação Socioambiental – Ecoturismo: em contato com os ambientes naturais

Relevo e sociedade

 

Percurso 20 – O relevo do Brasil

Um relevo de altitudes modestas

Importância do estudo do relevo

Atividades dos percursos 19 e 20

Desembarque em outras linguagens – Thiago de Mello: Geografia e literatura

 

UNIDADE 6 OS CICLO DA ÁGUA E O RELEVO CONTINENTAL

 

Percurso 21 – A hidrosfera e a distribuição das águas oceânicas e continentais

As esferas terrestres, 164

A hidrosfera, 164

Estação Cidadania – Água: um recurso essencial

 

Percurso 22 – Os recursos hídricos

Recursos hídricos e clima

A água subterrânea

Intervenções humanas sobre o ambiente

Atividades dos percursos 21 e 22

 

Percurso 23 – As grandes bacias hidrográficas do mundo

A importância dos rios

A formação de bacias hidrográficas

As grandes bacias hidrográficas do mundo e seus usos

 

Percurso 24 – Brasil: recursos hídricos, usos e problemas

Brasil: país de grandes recursos hídrico

Os aquíferos e a necessidade do uso racional da água

O consumo de água no Brasil

Bacias hidrográficas e cidades

Infográfico – Insegurança hídrica: estudo de caso

Regiões hidrográficas do Brasil

Atividades dos percursos 23 e 24

 

UNIDADE 7 AGROPECUÁRIA

 

Percurso 25 – A agricultura

A agricultura e a disseminação de plantas cultivadas

As técnicas agrícolas

Infográfico – Métodos e sistemas de irrigação

 

Percurso 26 – Agricultura e condições naturais

A influência das condições naturais sobre a agricultura

Estação Ciências – Agricultura orgânica e conservação dos solos

Atividades dos percursos 25 e 26

 

Percurso 27 – Geografia agrícola do Brasil: sistemas de produção e uso da terra

Os fatores e os sistemas de produção na agricultura

O uso da terra pela agropecuária

Brasil: o espaço agrário

A questão da terra no Brasil

 

Percurso 28 – A pecuária 214

As formas de criação de gado

A pecuária no Brasil

Estação Socioambiental – Agricultura e pecuária

Atividades dos percursos 27 e 28

UNIDADE 8 INDÚSTRIA, SOCIEDADE, ESPAÇO E URBANIZAÇÃO

 

Percurso 29 – Do artesanato à manufatura e à indústria moderna

As formas de produção

Tipos de indústrias

Trabalho humano e produtos

 

Percurso 30 – Indústria: transformações sociais, econômicas e espaciais

As mudanças na sociedade e na paisagem

Atividades dos percursos 29 e 30

 

Percurso 31 – Impactos ambientais da atividade industrial

Indústria e impactos ambientais

ONGs e meio ambiente

Estação Cidadania – Consumo consciente e energia elétrica

 

Percurso 32 – Urbanização e problemas urbanos

A urbanização nos séculos XX e XXI

Problemas urbanos

Atividades dos percursos 31 e 32

Caminhos digitais – O uso de geotecnologias na prevenção de desastres naturais

 

Planisfério político

Bibliografia

UNIDADE 1 O TERRITÓRIO BRASILEIRO

 

Percurso 1 – Localização e extensão do território brasileiro

Como localizar o território brasileiro?

Pontos extremos do território brasileiro

Latitudes e diversidades de climas e paisagens naturais

Os fusos horários

Mochila de ferramentas – Como calcular as horas por meio de um mapa de fusos horários

 

Percurso 2 – A formação do território brasileiro e a construção de espaços geográficos

A formação territorial, 20

O capitalismo industrial e as transformações do espaço geográfico brasileiro

Estação Cidadania – O imaginário social sobre os indígenas

Atividades dos percursos 1 e 2

 

Percurso 3 – A regionalização do território brasileiro

Regionalização e região: o que são?

  • Brasil: regionalização oficial
  • Regionalizações não oficiais

 

Percurso 4 – Domínios naturais: ameaças e conservação

Os domínios morfoclimáticos

Impactos ambientais sobre os domínios morfoclimáticos do Brasil

As Unidades de Conservação

Paisagens e estereótipos

Atividades dos percursos 3 e 4

Desembarque em outras linguagens – Araquém Alcântara: Geografia e fotografia

 

UNIDADE 2 A POPULAÇÃO BRASILEIRA

 

Percurso 5 – Brasil: distribuição e crescimento da população

Brasil: país populoso e pouco povoado, 44

A distribuição da população pelo território brasileiro

O censo

O crescimento da população brasileira

Natalidade e fecundidade em queda

Redução da mortalidade e aumento da expectativa de vida

Estação Ciências – Mortalidade infantil

Mochila de ferramentas – Elaborar e interpretar gráficos

 

Percurso 6 – Brasil: migrações internas e emigração

O que é migração

Migrações internas no Brasil em tempos recentes

O êxodo rural

Deslocamentos temporários de população

Emigrantes brasileiros

Estação Cidadania – “Onda estrangeira” força adaptação de escolas da rede municipal de SP

Rotas e encontros – A migração por quem a viveu

Atividades dos percursos 5 e 6

 

Percurso 7 – População e trabalho: mulheres, crianças e idosos

A população segundo os setores de produção

Mulheres e desigualdades no mercado de trabalho

O trabalho infantil no Brasil

A pirâmide etária do Brasil

 

Percurso 8 – Brasil: a diversidade cultural e os afro-brasileiros

Brasil: país de muitos povos e culturas

Grupos formadores da população brasileira

Os brasileiros nos censos do IBGE

Os afro-brasileiros no Brasil atual

Estação Cidadania – Desigualdade de rendimento segundo a cor

Infográfico – O combate aos preconceitos no Brasil

Atividades dos percursos 7 e 8

 

UNIDADE 3 BRASIL: INDUSTRIALIZAÇÃO, CONSUMO E O ESPACO DAS REDES

 

Percurso 9 – A industrialização brasileira

Histórico

Concentração e relativa desconcentração industrial

Indústria, inovação tecnológica e transformações socioeconômicas do território

Rotas e encontros – Brasileira é promessa de nova geração de cientistas

 

Percurso 10 – A sociedade de consumo e o meio ambiente

A sociedade de consumo e do desperdício

Sociedade de consumo, desperdício e impactos ambientais

Desenvolvimento ecologicamente sustentável

Atividades dos percursos 9 e 10

 

Percurso 11 – Redes de transporte no Brasil

Redes e espaço geográfico

Rede rodoviária

Estação História – Os Waimiri-atroari e a construção da Rodovia BR-174

Rede ferroviária

Rede aquaviária

Rede aérea

 

Percurso 12 – Redes de comunicação no Brasil

O que é comunicação

Atividades dos percursos 11 e 12

 

UNIDADE 4 REGIÃO NORTE

 

Percurso 13 – Região Norte: Localização e meio natural

Região Norte ou Amazônia?

Aspectos físicos gerais

Infográfico – O maior complexo fluvial do mundo

Estação Socioambiental – O conflito do governo com indígenas na construção de mais de 40 hidrelétricas na Amazônia

Rotas e encontros – Belo Monte e os impactos sobre a população do Xingu e de Altamira

 

Percurso 14 – Região Norte: A construção de espaços geográficos

A construção do espaço geográfico – de 1500 a 1930

A construção do espaço geográfico – após 1930

Mochila de ferramentas – Aprendendo a fazer um mapa pictórico

Atividades dos percursos 13 e 14

 

Percurso 15 – Amazônia: Conflitos, desmatamento e biodiversidade

A entrada do grande capital na Amazônia Legal em tempos recentes

O desmatamento na Amazônia

Estação Cidadania – Campanha Carne Legal: por um consumo sustentável e consciente

A biodiversidade da Amazônia

Estação Ciências – Entre os corais e o petróleo

 

Percurso 16 – Amazônia: O desenvolvimento sustentável

Organização não governamental (ONG)

O desenvolvimento ecologicamente sustentável

As reservas extrativistas

Rotas e encontros – Cipó artístico

Atividades dos percursos 15 e 16

Caminhos digitais – Na Amazônia, indígenas utilizam mapeamento colaborativo em defesa da floresta e de seus direitos

 

UNIDADE 5 REGIÃO NORDESTE

 

Percurso 17 – Região Nordeste: O meio natural e a Zona da Mata

A diversidade no Nordeste

As sub-regiões do Nordeste

A Zona da Mata: localização e condições naturais

Zona da Mata: as metrópoles

Zona da Mata: aspectos gerais da economia

Rotas e encontros – As pescadoras artesanais da praia de Suape (PE)

 

Percurso 18 – O Agreste

O Agreste: localização e condições naturais,

As cidades do Agreste

Agreste: economia

Estação Ciências – O melhoramento genético do algodoeiro

Atividades dos percursos 17 e 18

 

Percurso 19 – O Sertão

O Sertão: localização e condições naturais

O Rio São Francisco

Sertão: economia

Estação Socioambiental – Desmatamento silencioso da Caatinga tem intensificado a desertificação do semiárido brasileiro

As questões sociais e políticas da seca

Rotas e encontros – Parque Nacional Serra da Capivara

Infográfico – Vida no semiárido

 

Percurso 20 – O Meio-Norte

O Meio-Norte: localização e condições naturais

Meio-Norte: construção inicial do espaço

As capitais regionais e outras cidades

Meio-Norte: economia

Estação Cidadania – A luta dos remanescentes de quilombos em Alcântara (MA)

Atividades dos percursos 19 e 20

Desembarque em outras linguagens – Moraes Moreira: Geografia na música

 

UNIDADE 6 REGIÃO SUDESTE

 

Percurso 21 – Região Sudeste: O meio natural

Apresentação

Aspectos do meio natural

 

Percurso 22 – Região Sudeste: Ocupação e povoamento

O início do povoamento

Da Vila de São Paulo para o interior

A mineração e a produção de espaço

Estação História – A Estrada Real

A cafeicultura e a produção de espaços geográficos no Sudeste

Atividades dos percursos 21 e 22

 

Percurso 23 – Região Sudeste: A cafeicultura e a organização do espaço

A expansão da cafeicultura em direção ao interior de São Paulo

A cafeicultura e a imigração estrangeira

 

Percurso 24 – Região Sudeste: População e economia

População

Economia

Infográfico – Mulheres no setor de serviços do Sudeste

Estação Ciências – Drones mapeiam áreas rurais

Estação Socioambiental – Os rastros de destruição

Mochila de ferramentas – Como elaborar e interpretar histograma

Atividades dos percursos 23 e 24

 

UNIDADE 7 REGIÃO SUL

 

Percurso 25 – Região Sul: O meio natural

Apresentação

Aspectos do meio natural

Estação Socioambiental – Aquífero Guarani

 

Percurso 26 – Região Sul: A construção de espaços geográficos

Ocupação europeia da Região Sul

Atividades dos percursos 25 e 26

 

Percurso 27 – Região Sul: Problemas ambientais

A produção de espaços geográficos e a natureza

Região Sul: desmatamento

Estação Socioambiental – Os faxinais e a preservação

Principais problemas ambientais

Estação Socioambiental – Futuro da agricultura depende dos cuidados com o solo

 

Percurso 28 – Região Sul: População e População

Economia

Atividades dos percursos 27 e 28

 

UNIDADE 8 REGIÃO CENTRO-OESTE

 

Percurso 29 – Região Centro-Oeste: Localização e meio natural

Apresentação

Aspectos do meio natural

Estação História – A Guerra do Paraguai – 1864-1870

Infográfico – Pantanal

 

Percurso 30 – Região Centro-Oeste: Fatores iniciais da construção de espaços geográficos

Os primeiros exploradores

A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e a articulação com o Sudeste

Até meados do século XX, um povoamento escasso

Rotas e encontros – Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga

Atividades dos percursos 29 e 30

 

Percurso 31 – Região Centro-Oeste: a dinamização da economia

O avanço da ocupação territorial

Infraestrutura e integração regional

Região Centro-Oeste: a organização atual do espaço geográfico

 

Percurso 32 – Região Centro-Oeste: população, economia e meio ambiente

Crescimento da população

Crescimento do PIB

Centro-Oeste: economia em plena expansão

O extrativismo

Indústria

Estação Socioambiental – Expansão da fronteira agrícola no Centro-Oeste

Mochila de ferramentas – Pesquisa por meio de entrevista estruturada

Atividades dos percursos 31 e 32

Caminhos digitais – Museus on-line: divulgação do patrimônio cultural e pesquisa na era digital

 

Planisfério político

Bibliografia

UNIDADE 1 ESPAÇO MUNDIAL: DIVERSIDADE E REGIONALIZAÇÃO

 

Percurso 1 – Os continentes e os oceanos

Os continentes

As áreas dos continentes e dos oceanos

Estação Socioambiental – Implicações da expansão do Canal de Suez na biodiversidade

marinha do Mediterrâneo

 

Percurso 2 – Estado, nação e outros conceitos

Noções básicas para evitar enganos

Rotas e encontros – O Estado do Vaticano, o menor do mundo

O mapa político do mundo está definido?

Estação História – Segunda divisão da ONU

Atividades dos percursos 1 e 2

 

Percurso 3 – Diversos modos de ver e estudar o mundo

A escala dos estudos geográficos

Vários mundos em um só

O mundo físico

O mundo das sociedades humanas: múltiplas regionalizações

 

Percurso 4 – Outras regionalizações do espaço mundial

Segundo o desenvolvimento científico e tecnológico

Segundo o Produto Interno Bruto (PIB)

Segundo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)

Segundo níveis de desenvolvimento econômico e social

O caráter transitório das regionalizações

Mochila de ferramentas – Anamorfose: uma técnica interessante para se ver o mundo

Atividades dos percursos 3 e 4

Desembarque em outras linguagens – Vik Muniz: Geografia e Artes Plásticas

 

UNIDADE 2 POPULAÇÃO MUNDIAL, FLUXOS MIGRATÓRIOS E PROBLEMAS URBANOS NA AMÉRICA LATINA

 

Percurso 5 – Dispersão da população mundial e migrações

Dispersão da população humana pelo planeta

Migrações internacionais

Estação História –  Rotas de dispersão da população humana na Terra

Algumas grandes dispersões humanas

Refugiados e deslocados internos no mundo atual

 

Percurso 6 – População mundial: distribuição e dinâmica demográfica

O crescimento da população mundial

Distribuição da população

Desigualdades na dinâmica demográfica

Mochila de ferramentas – Interpretação de pirâmide etária

Atividades dos percursos 5 e 6

 

Percurso 7 – Fluxos migratórios na América Latina

Por que as denominações “América Latina” e “América Anglo-Saxônica”?

América Latina: de área de destino de imigrantes para área de saída de emigrantes

Políticas migratórias na América Latina

Rotas e encontros – A imigração a partir do outro e o direito de migrar

 

Percurso 8 – Os problemas das cidades latino-americanas

América Latina: urbanização tardia

Problemas comuns às grandes cidades latino-americanas

América Latina: segregação socioespacial urbana

América Latina: movimentos sociais

Estação Cidadania –  Movimentos sociais latino-americanos: “territórios em resistência”

Atividades dos percursos 7 e 8

 

UNIDADE 3 A ASCENSÃO DOS ESTADOS UNIDOS E DA CHINA NO CENÁRIO INTERNACIONAL E OS BRICS

 

Percurso 9 – A ascensão dos Estados Unidos no cenário internacional

Estados Unidos: localização e divisão administrativa

Os antecedentes da formação da grande potência

Estação Socioambiental – Vácuo de poder global criado por Trump abre espaço para a China

 

Percurso 10 – A ascensão da China no cenário internacional

China: localização e divisão administrativa

China: da dominação estrangeira ao socialismo e à abertura da economia

China: potência do século XXI?

Relações China-Estados Unidos e China-Brasil

Atividades dos percursos 9 e 10

 

Percurso 11 – Os BRICS e o comércio internacional

O que são os BRICS?

BRICS: indicadores sociais e econômicos

Padrões econômicos de produção e distribuição

 

Percurso 12 – Distribuição da indústria e os capitais estadunidense e chinês no mundo e no Brasil

A indústria e seus fatores locacionais

Concentração industrial e fatores locacionais tradicionais

Dispersão espacial da indústria no mundo e no Brasil

Estação Ciências –  Indústria 4.0 e recentralização produtiva

Os capitais estadunidense e chinês no mundo e no Brasil

Atividades dos percursos 11 e 12

 

UNIDADE 4 AMÉRICA: REGIONALIZAÇÕES, MEIO NATURAL E PAÍSES DESENVOLVIDOS

 

Percurso 13 – América: Regionalizações e meios naturais

Área territorial e posição geográfica

Regionalizações

Meios naturais da América e os “rios voadores”

Infográfico – A questão da água na América Latina

América: vegetação nativa ou original e relações com o clima

 

Percurso 14. Estados Unidos: Potência econômica

O maior produtor, o maior consumidor

Um gigante na agropecuária

O espaço urbano-industrial

Estação Cidadania – As indústrias maquiladoras

Mochila de ferramentas – Como ler e compreender um texto

Atividades dos percursos 13 e 14

 

Percurso 15 – Estados Unidos: População e megalópoles

A distribuição da população no vasto território

Espaço urbano: as megalópoles

Estados Unidos: a imigração

Infográfico – As minorias populacionais nos Estados Unidos

 

Percurso 16 – Canadá: Economia integrada ao Nafta

O Canadá e os parceiros do Nafta

A população canadense

Panorama econômico do Canadá

Atividades dos percursos 15 e 16

Caminhos digitais – Privacidade e espionagem na internet

 

UNIDADE 5 AMÉRICA: PAÍSES EMERGENTES

 

Percurso 17 – México, Argentina e Brasil: Industrialização tardia e população

As maiores economias da América Latina

A industrialização tardia

A industrialização de 1950 aos dias atuais

População, cidades e desigualdades sociais

Infográfico – A subsidência na Cidade do México

 

Percurso 18 – México, Argentina e Brasil: Concentrações industriais

As concentrações industriais no México e na Argentina

A concentração industrial no Brasil: o Polígono Industrial

Atividades dos percursos 17 e 18

 

Percurso 19 – Agropecuária no México, na Argentina e no Brasil

México e Argentina: PIB agropecuário

Circuitos da carne e da soja nos Pampas argentinos e no Brasil

 

Percurso 20 – América Latina: pressões sobre a natureza e suas riquezas, destaque para México e Argentina

América Latina: exploração mineral

México: matérias-primas minerais e energia

Argentina: matérias-primas minerais e energia

Atividades dos percursos 19 e 20

Desembarque em outras linguagens – Diego Rivera: Geografia e pintura muralista

 

UNIDADE 6 AMÉRICA: ECONOMIAS COM BASES MINERAL E AGROPECUÁRIA

 

Percurso 21 – América: Economias com base mineral

Dois subconjuntos, 190

Economias diversificadas com base mineral, 191

Concentração e questão da terra na América Latina, 191

O caso do Chile: agricultura de alta especialização e cobre, 193

Demais países de economia de base mineral, 195

Estação Ciências – Supertelescópio instalado no Chile

Infográfico – A Corrente de Humboldt

 

Percurso 22 – Uruguai e Paraguai: Economias com base agropecuária

Economias com base agropecuária, 200

O Uruguai, 200 • O Paraguai, 203

Atividades dos percursos 21 e 22

 

Percurso 23 – América Central: economias com base agropecuária

Os dois conjuntos de países e territórios dependentes

A América Central Continental

A América Central Insular

América Central Continental e Insular: economia

América Latina: tanta riqueza e tanta pobreza

Rotas e encontros – O reggae na Jamaica: origem e identidade de um povo

 

Percurso 24 – Cuba

País de terras baixas e clima tropical

O socialismo em Cuba

Os progressos sociais e as dificuldades econômicas

A economia cubana e o circuito da cana-de-açúcar

Rotas e encontros – Caleidoscópio cultural

Atividades dos percursos 23 e 24

 

UNIDADE 7 AMÉRICA: ORGANIZAÇÕES, CONFLITOS E INTEGRAÇÃO

Percurso 25 – Organizações mundiais

O que são organizações mundiais?

Brasil: exemplo de impasse comercial e a OMC

A Unesco

 

Percurso 26 – América: Organizações internacionais regionais

O que são organizações internacionais regionais?

Noções básicas de comércio internacional

Os blocos econômicos

O Mercosul

Outras organizações internacionais regionais

Infográfico – América: blocos econômicos

Atividades dos percursos 25 e 26

 

Percurso 27 – América Latina: Áreas de conflitos e tensões nas regiões de fronteira e outros impasses

As tensões fronteiriças

Questões pendentes e resolvidas

A paz no mundo em que vivemos

 

Percurso 28 – Brasil: Faixa de fronteira, integração regional e presença na Antártida

Faixa de fronteira brasileira

América do Sul: integração física e energética

A Antártida

Mochila de ferramentas – Como elaborar um storyboard

Atividades dos percursos 27 e 28

 

UNIDADE 8 ÁFRICA: HERANÇAS, CONFLITOS E DIVERSIDADES

 

Percurso 29 – África: o meio natural

Extensão e localização

Relevo e hidrografia

Clima

A vegetação natural e a ação antrópica

 

Percurso 30 – A África e o imperialismo europeu

O início da apropriação de territórios pelos europeus

De feitorias a colônias europeias

O impacto do neocolonialismo na África

O racismo: outro legado do colonialismo

A descolonização africana

Rotas e encontros – Nova Biblioteca de Alexandria

Atividades dos percursos 29 e 30

 

Percurso 31 – África: população, regionalização e economia

África: o segundo continente mais populoso

A distribuição da população

A regionalização com base no critério étnico ou cultural

A regionalização com base na economia

 

Percurso 32 – A África no início do século XXI

Um continente ainda fragilizado

Aspectos culturais

Ciência, tecnologia e trabalho

Atuação das organizações internacionais mundiais e regionais na África

Atividades dos percursos 31 e 32

Caminhos digitais – Fake News e o uso ético e responsável das tecnologias de comunicação

 

Planisfério político

Bibliografia

UNIDADE 1 MUNDO GLOBAL: ORIGENS E DESAFIOS

 

Percurso 1 – Origens e bases do mundo global

Nunca estivemos tão próximos

Como tudo começou: as economias-mundo

As quatro fases da globalização

Transportes e telecomunicações: os motores tecnológicos da globalização

Rotas e encontros – Comunidades indígenas usam internet e redes sociais para divulgar sua cultura

 

Percurso 2 – Economia global: transnacionais e trabalho

Fluxos de mercadorias: o comércio global desigual

A fábrica global e a nova divisão internacional do trabalho

Globalização e capital financeiro

Mochila de ferramentas – Como interpretar um mapa de fluxos

Atividades dos percursos 1 e 2

 

Percurso 3 – Consumo e cultura globalizada

Shopping center: uma das formas geográficas do período atual

O consumo e a cultura globalizada

 

Percurso 4 – Globalização e meio ambiente

Os debates internacionais sobre meio ambiente

Principais problemas ambientais do século XXI

Estação Cidadania – Mergulhe nessa: dicas de uso da água

Infográfico – A Pegada Ecológica

Atividades dos percursos 3 e 4

Desembarque em outras linguagens – Chris Jordan: Geografia, arte e consumo

 

UNIDADE 2 SOCIEDADE URBANO-INDUSTRIAL, RECURSOS NATURAIS E FONTES DE ENERGIA

 

Percurso 5  – Um mundo urbano

O processo de urbanização

O crescimento da população urbana

Cidades e hábitos de consumo mundializados

Transformações da produção agropecuária e urbanização

Urbanização e capital financeiro

 

Percurso 6 – Sociedade urbano-industrial e a importância da agropecuária

Participação da agropecuária no comércio mundial

As commodities

Desigualdade mundial de acesso a alimentos

A agricultura urbana

Estação Cidadania – Direito humano à alimentação adequada e soberania alimentar

Atividades dos percursos 5 e 6

 

Percurso 7 – Sociedade urbano-industrial e fontes de energia

Da lenha à energia termonuclear e às fontes alternativas de energia

Fontes de energia renováveis e não renováveis

Combustíveis fósseis e impactos ambientais

Energia elétrica

Energia nuclear

Mochila de ferramentas – Aprendendo a fazer uma pesquisa

Infográfico – Fontes alternativas de energia

 

Percurso 8 – Sociedade urbano-industrial, matriz energética e matérias-primas

Matriz energética mundial

Matérias-primas e recursos naturais

Cadeias de inovação: recursos naturais e matérias-primas

Estação Socioambiental – O Brasil em busca da revolução dos ventos

Atividades dos percursos 7 e 8

 

UNIDADE 3 EUROPA: DIVERSIDADE E INTEGRAÇÃO

 

Percurso 9 – Oriente e Ocidente: Uma invenção europeia

Europa: continente ou península da Eurásia?

Hegemonia europeia e divisão do mundo em Ocidente e Oriente

 

Percurso 10 – Europa: Características físico-naturais e população

Regiões naturais

Rios: o uso intenso de uma herança natural

Estação Ciências – Túnel Mont Blanc

Ocupação e uso da terra

Aspectos populacionais

Estação Cidadania – Relatório do Acnur revela mudanças no movimento migratório para a Europa

Atividades dos percursos 9 e 10

 

Percurso 11 – A construção da União Europeia

Etapas da formação de uma potência econômica

A saída do Reino Unido da União Europeia

 

Percurso 12 – Europa: Economia e regionalização

União Europeia: poderoso bloco econômico

A “outra Europa”

Desagregação da Iugoslávia e os novos países

Impactos da industrialização na produção e circulação de produtos e culturas

Rotas e encontros – Embrapa envia nova remessa de sementes para o Banco de Svalbard, na Noruega

Infográfico – Pobreza e disparidades

econômicas na União Europeia

Atividades dos percursos 11 e 12

 

UNIDADE 4 RÚSSIA E CEI

 

Percurso 13 – Do Império Russo à CEI: Movimento de fronteiras

Do Império Russo à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS)

A economia soviética

Da União Soviética à CEI

 

Percurso 14 – A Comunidade dos Estados Independentes

A CEI

CEI: área territorial, população e povos

Conflitos territoriais e de nacionalidades

Atividades dos percursos 13 e 14

 

Percurso 15 – CEI: Desigualdades econômicas e sociais

Características da integração econômica regional

As desigualdades econômicas e sociais e as regionalizações

 

Percurso 16 – Rússia: De superpotência a país emergente

A perda de hegemonia

A economia no século XXI

Rússia e uso estratégico e político da energia

Estação Socioambiental – ‘Precisamos do Greenpeace’: o grito improvável da Sibéria

Estação História – Eurásia é o nome do jogo

Atividades dos percursos 15 e 16

Caminhos digitais – Como funciona a internet

 

UNIDADE 5 ÁSIA: DIVERSIDADE FÍSICA E CULTURAL E CONFLITOS

 

Percurso 17 – Ásia: diversidade física, uso da terra e regionalizações

A diversidade do meio natural

O uso da terra

Regionalização segundo a localização dos países no continente

 

Percurso 18 – O colonialismo e o imperialismo na Ásia

Do relativo isolamento à chegada dos europeus

A descolonização

Estação História – O colonialismo no Vietnã e seus desdobramentos

Atividades dos percursos 17 e 18

 

Percurso 19 – Ásia: Transformações territoriais, tensões e conflitos

A mobilidade das fronteiras

Ásia: tensões, conflitos e intolerância

Infográfico – Conquista de direitos culturais na Ásia

 

Percurso 20 – Ásia: população, diversidade cultural e desigualdades socioeconômicas

Ásia: berço de civilizações

População

Diversidade cultural

As grandes cidades asiáticas e seus problemas

Desigualdades socioeconômicas

Estação Cidadania – Felicidade Interna Bruta

Atividades dos percursos 19 e 20

Desembarque em outras linguagens – Shunmyo Masuno: Geografia e paisagismo

 

UNIDADE 6 ÁSIA: GRANDES ECONOMIAS

 

Percurso 21 – O Japão

Japão: país marítimo e potência mundial

Estação Ciências – Ponte Akashi-Kaikyo

A Era Meiji e a economia japonesa hoje

 

Percurso 22 – Os Tigres Asiáticos

Cingapura, Hong Kong, Taiwan e Coreia do Sul

Infográfico – Educação na Coreia do Sul

Atividades dos percursos 21 e 22

 

Percurso 23 – A China e a Índia

China: o dragão asiático

A população chinesa

China: desigualdades econômicas regionais

China: agropecuária

Rotas e encontros – Entenda a questão dos uigures na China

Estação Socioambiental – Dongtan, modelo

chinês para as ecocidades

Índia: de colônia britânica a país independente

A população indiana

Índia: conflitos étnico-culturais e fronteiriços

Rotas e encontros – Defensores da paz

 

Percurso 24 – Índia: economia

A economia indiana

Atividades dos percursos 23 e 24

 

UNIDADE 7 ORIENTE MÉDIO

 

Percurso 25 – Oriente Médio: aspectos físicos e humanos gerais

Oriente Médio: uma visão eurocêntrica

Localização geográfica

Aspectos físicos

População, religião e línguas

Abundância de petróleo e escassez de terras férteis e água

Estação Socioambiental – Oriente Médio: disputas pela água

 

Percurso 26 – O Oriente Médio e o petróleo

Golfo Pérsico: o “golfo do petróleo”

Estação Ciências – Oriente Médio: de Gondwana aos conflitos pelo subsolo

Atividades dos percursos 25 e 26

 

Percurso 27 – Israel e Palestina

Antecedentes históricos

A criação do Estado de Israel

O radicalismo obstrui a paz

 

Percurso 28 – Os conflitos árabe-israelenses

Mais de sete décadas sem paz

Estação Cidadania – A crise da Síria, explicada

Mochila de ferramentas – Como ler uma imagem de satélite

Atividades dos percursos 27 e 28

 

UNIDADE 8 OCEANIA E ÁRTICO

 

Percurso 29 – Oceania

Continente com milhares de ilhas

Infográfico – Problemas ambientais nas ilhas oceânicas

 

Percurso 30 – Austrália

Conquista e colonização da Austrália

O meio natural

População

Economia e desenvolvimento social

Estação Socioambiental – O mistério azul

Atividades dos percursos 29 e 30 250

 

Percurso 31 – Nova Zelândia

Localização

O meio natural

População e indicadores sociais

A conquista, a colonização e os maoris

Economia

 

Percurso 32 – Ártico

O que é o Ártico?

Desvendando o Ártico

Os povos do frio

O Ártico: alterações em curso

Estação Socioambiental – Degelo ártico ameaça resto do mundo

Atividades dos percursos 31 e 32

Caminhos digitais – Interações on-line e ciberdependências

 

Planisfério político

Bibliografia

Material Digital

Orientações para a gestão das aulas e acompanhamento de aprendizagem.

Plano de Desenvolvimento - 6º ano

Planos de aula bimestrais ou trimestrais, com atividades para o desenvolvimento de habilidades descritas na BNCC, e indicação de recursos didáticos para utilização nas aulas.

Sequência Didádica - 6º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 4º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 4º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 4º Bimestre

Avaliações bimestrais ou trimestrais acompanhadas por gabarito.

Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 4º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 4º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 4º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 4º Bimestre

Material Digital

Orientações para a gestão das aulas e acompanhamento de aprendizagem.

Plano de Desenvolvimento - 7º ano

Planos de aula bimestrais ou trimestrais, com atividades para o desenvolvimento de habilidades descritas na BNCC, e indicação de recursos didáticos para utilização nas aulas.

Sequência Didádica - 7º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 4º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 4º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 4º Bimestre

Avaliações bimestrais ou trimestrais acompanhadas por gabarito.

Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 4º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 4º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 4º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 4º Bimestre

Material Digital

Orientações para a gestão das aulas e acompanhamento de aprendizagem.

Plano de Desenvolvimento - 8º ano

Planos de aula bimestrais ou trimestrais, com atividades para o desenvolvimento de habilidades descritas na BNCC, e indicação de recursos didáticos para utilização nas aulas.

Sequência Didádica - 8º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 4º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 4º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 4º Bimestre

Avaliações bimestrais ou trimestrais acompanhadas por gabarito.

Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 4º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 4º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 4º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 4º Bimestre

Material Digital

Orientações para a gestão das aulas e acompanhamento de aprendizagem.

Plano de Desenvolvimento - 9º ano

Planos de aula bimestrais ou trimestrais, com atividades para o desenvolvimento de habilidades descritas na BNCC, e indicação de recursos didáticos para utilização nas aulas.

Sequência Didádica - 9º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 4º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 4º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 4º Bimestre

Avaliações bimestrais ou trimestrais acompanhadas por gabarito.

Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 4º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 4º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 4º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 4º Bimestre
Veja também

Obras literárias relacionadas

BNCC

Saiba mais sobre o documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.