Araribá Mais | Interdisciplinar – Língua Portuguesa e Arte

Código da coleção: 0356P20371
Proposta pedagógica
  • Reflexão sobre temas do cotidiano.
  • Qualidade editorial para ampliação do repertório leitor e artístico.
  • Segurança para o professor com orientações claras para a execução das propostas.
  • Atividades que abrangem as habilidades indicadas na BNCC.
  • Temas que favorecem a reflexão, a criatividade e o desenvolvimento cognitivo dos alunos.
Compartilhar:
Compartilhar:
Compartilhar:
Compartilhar:
Destaques da Coleção

BNCC

(Base Nacional Comum Curricular)

Conteúdo programático

UNIDADE 1 CULTURA POPULAR BRASILEIRA

Imagem de abertura

Passistas de frevo na Praça do Marco Zero, Recife (PE), 2016

De olho na imagem

Um país multicultural

Estudo do texto

“O compadre da Morte”, de Alaíde Lisboa de Oliveira

O gênero em foco

Conto popular

Estudo da língua

Linguagem, língua e variedades linguísticas

Questões da língua

Sinais de pontuação

Produção de texto

Reconto de conto popular

Estudo da música e da dança

Cultura popular brasileira

Criação em equipe

Seminário sobre festividade popular brasileira

 

UNIDADE 2 AÇÃO NA LITERATURA E NO CINEMA

Imagem de abertura

Cena do filme Luzes da cidade, de Charlie Chaplin

De olho na imagem

Aventura na literatura e no cinema

Estudo do texto

“O hobbit”, de J. R. R. Tolkien

O gênero em foco

O romance de aventura

Estudo da língua

Substantivo e adjetivo

Questões da língua

Sinônimos

Produção de texto

Fanfic – Texto: “A mensagem”, de Brian Selznick

Estudo das artes visuais

O cinema

Outras experiências

Como se faz cinema

O artista e sua obra

Mary Pickford

Charlie Chaplin

Criação em equipe

Do estático ao movimento

 

UNIDADE 3 REPRESENTATIVIDADE IMPORTA

Imagem de abertura

Estação Sumaré, de Alex Flemming

De olho na imagem

A síntese de imagens e de palavras

Estudo do texto

Texto A: “Projeto identidade traz representatividade com propósito”, de Silvia Nascimento

Texto B: “Resumo”, de Orlando Caldeira e Noemia Oliveira

O gênero em foco

Resumo

Estudo da língua

Pronome

Questões da língua

Sílaba tônica, monossílabos átonos e monossílabos tônicos

Produção de texto

Verbete de enciclopédia – Texto: “Ioruba”, em Britânica Escola

O gênero em foco

Verbete de enciclopédia

Estudo das artes visuais – A arte perto do povo

Outras experiências – A intervenção da palavra

O artista e sua obra – Alex Flemming

Criação em equipe

Intervenção em retrato

 

UNIDADE 4 PARA TODOS – DIREITOS E PATRIMÔMIOS

Imagem de abertura

Vista aérea do centro histórico da cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais

De olho na imagem

Patrimônio cultural

Estudo do texto

Texto A: “Estatuto da criança e do adolescente”.

Texto B: “Estatuto do idoso”

Texto C: “Lei Brasileira de Inclusão”

O gênero em foco

Leis e estatutos

Estudo da língua

Verbo: conceito, flexões, formas nominais e conjugações

Questões da língua

Acentuação das oxítonas e das proparoxítonas

Produção de texto – Carta de solicitação

Carta 1: “Carta de solicitação”

Carta 2: Carta de solicitação

O gênero em foco

Carta de solicitação

Estudo do patrimônio cultural

A preservação do patrimônio cultural

O artista e sua obra

Aleijadinho

Criação em equipe

Descobrindo a cidade

 

UNIDADE 5 SONS E PALAVRAS

Imagem de abertura

Cantora Marisa Monte no show Verdade, uma ilusão

De olho na imagem

A música e a poesia

Estudo do texto

Texto A: “Bilhete”, de Mario Quintana

Texto B: “Amor bastante”, de Paulo Leminsky

O gênero em foco

Poema

Estudo da língua

Verbo: estrutura, tempos do subjuntivo e modo imperativo

Questões da língua

Acentuação das paroxítonas

Produção de texto – Poema de amor

Texto: “O tempo passa? Não passa”, de Carlos Drummond de Andrade

Estudo da música

O som

Outras experiências

A banda Música do silêncio

Estudo da música

A linguagem musical

O instrumento vocal

Criação em equipe

Musicalização do poema

 

UNIDADE 6 NARRATIVAS VISUAIS

Imagem de abertura

Grafite produzido por Banksy no Festival das Latas

De olho na imagem

O desenho e a comunicação

Estudo do texto

Texto A: “Democracia”, de Laerte

Texto B: “Circenses”, de Fábio Coala Cavalcanti

O gênero em foco

História em quadrinhos

Estudo da língua

Morfologia e sintaxe. Frase, oração e período. Sujeito e predicado

Questões da língua

Emprego de X ou CH

Produção de texto – Tira

Textos A e B: “Armandinho”, de Alexandre Beck

Estudo das artes visuais

O grafite

O artista e sua obra

Banksy

Criação em equipe

As HQs no Brasil

 

UNIDADE 7 TECNOLOGIA NA SALA DE AULA

Imagem de abertura

Estivadores descarregando barco no portinho, de Pierre Verger

De olho na imagem

Imagem e realidade

Estudo do texto

Texto A: “Governo de SP sanciona lei que libera uso de celular em salas de aula”, de Júlia Miozzo

Texto B: Transcrição de áudio de entrevista realizada por Bianca Santos com Antônio Gois

Texto C: “10 dicas e 13 motivos para usar celular na aula”, de Regiany Silva

Texto D: “Celular em sala de aula: proibir ou usar como ferramenta?”, de Portal Terra

Texto E: “Pesquisa: celular fora da sala de aula aumenta o desempenho dos alunos…”, de Cazo

Os gêneros em foco

Gêneros jornalísticos

Estudo da língua

Conjunções coordenativas e orações coordenadas

Questões da língua

Grafia de palavras: MAS ou MAIS

Produção de texto – Notícia

Texto: “1 em cada 3 jovens no mundo não tem acesso à internet, diz Unicef”, de Taís Laporta

O gênero em foco

Notícia

Estudo das artes visuais

Fotografia: ontem e hoje

O artista e sua obra

Pierre Verger

Outras experiências

Pintura ou fotografia?

Criação em equipe

Entrevista sobre fotografia para uma emissora de rádio

 

UNIDADE 8 VAMOS AO TEATRO

Imagem de abertura

Cena da peça O segredo da arca de Trancoso, do grupo Vilavox

De olho na imagem

Teatro e resenha

Estudo do texto

“Hoje o escuro vai atrasar para que possamos conversar”, de Mayra Guanaes

O gênero em foco

Resenha crítica

Estudo da língua

Concordâncias nominal e verbal

Questões da língua

Emprego de S, Z e X

Produção de texto – Resenha crítica para um vlog

Texto: “7 filmes de animes para ver em uma semana”, de Gabi Xavier

Estudo do teatro

As origens do teatro

Outras experiências

A arte visual africana

Criação em equipe

Vídeos com indicações culturais para um vlog

 

Referências bibliográficas

UNIDADE 1 HISTÓRIAS QUE EXPLICAM O MUNDO

Imagem de abertura

Apresentação do espetáculo Samwaad: rua do encontro, de Ivaldo Bertazzo

De olho na imagem

Dança, mitos e lendas

Estudo do texto

“Orfeu e Eurídice”, de Menelaos Stephanides

O gênero em foco: mito

Estudo da língua

Estrutura e formação das palavras: palavras primitivas, palavras derivadas, palavras compostas e afixos

Questões da língua

A vírgula e seus usos

Produção de texto – Reconto de lenda

Texto: “O Sol e a Lua”, de Daniele Küss e Jean Torton

O gênero em foco:  lenda

Estudo da dança

Dança e composição

O artista e sua obra

As influências de Ivaldo Bertazzo

Outras experiências

Lendas dançadas

Criação em equipe

Dançando uma história

 

UNIDADE 2 REPRESENTAÇÕES DA VIDA COTIDIANA

Imagem de abertura

Cena da peça Zigg & Zogg, da Cia. 2 de Teatro

De olho na imagem

A crônica e a comédia: o cotidiano como tema

Estudo do texto

Texto A: “Em busca do tênis perfeito”, de Kledir Ramil

Texto B: “Adeus às cartas”, de Antonio Prata

O gênero em foco: crônica

Estudo da língua

Ortoépia e prosódia

Questões da língua

Antônimos

Produção de texto – Crônica argumentativa

Texto: “Pela metade”, de Denise Fraga

Estudo do teatro

Corpo e gestualidade

O artista e sua obra

Molière

Criação em equipe

Dos livros para o teatro

 

UNIDADE 3 O QUE VAI ALÉM DO OLHAR

Imagem de abertura

Escultura O pensador, de August Rodin

De olho na imagem

Conhecimento, ciência e arte

Estudo do texto

Texto: “Cientistas descobrem que a Terra tem um segundo núcleo”, de Fábio de Castro.

O gênero em foco: texto de divulgação científica

Estudo da língua

Determinantes do substantivo

Questões da língua

Acentuação nos hiatos

Produção de texto

Texto de divulgação científica – “Galáxias”, de João Antônio de Freitas Pacheco

Estudo das artes visuais

Representações realistas na arte

O artista e sua obra

René Magritte

Outras experiências

Influência surrealista no cinema

Criação em equipe

Compartilhando conhecimento

 

UNIDADE 4 FORMAS DE EXPRESSÃO: PAREDES, MUROS E ESCRITA

Imagem de abertura

Grafite Reis e rainhas de Lakeview Terrace, de Ananda Nahu

De olho na imagem

Da expressão individual para a coletividade

Estudo do texto

Texto: “Rampas para cadeirantes?”, de Jairo Marques.

O gênero em foco: artigo de opinião

Estudo da língua

Advérbio

Questões da língua

Acentuação dos ditongos abertos e acentos diferenciais

Produção de texto

Carta de reclamação – Falta de recapeamento

O gênero em foco: carta de reclamação

Estudo das artes visuais

Paredes e muros como espaços de expressão

O artista e sua obra

Chivitz

Outras experiências

Da metrópole para o campo

Criação em equipe

Mural da diversidade

 

 

 

UNIDADE 5 PRODUZINDO LINGUAGENS

Imagem de abertura

Apresentação do show em comemoração aos “20 anos de Barbatuques”, do grupo Barbatuques

De olho na imagem

Comunicação e expressão

Estudo do texto

Texto A: “Vento perdido”, de Pedro Bandeira

Texto B: “Na carreira do vento”, de Jorge de Lima

Estudo da língua

Tipos de sujeito, oração sem sujeito, verbo de ligação e predicativo do sujeito

Questões da língua

Plural dos verbos ter, vir, ver, crer, ler, dar

Produção de texto – Poema visual

Texto A: “Bumerangue”, de Chacal

Texto B: poema visual, de Arnaldo Antunes

O gênero em foco: poema visual

Estudo da música

O canto e a música

O artista e sua obra

Tonico e Tinoco

Outras experiências

Orquestra Paulistana de Viola Caipira

Criação em equipe

Sonorizando um poema visual

 

UNIDADE 6 DRAMATURGIA: DO TEXTO À CENA TEATRAL

Imagem de abertura

Apresentação da peça “Auto da Compadecida” pelo grupo Teatro Experimental de Arte (TEA)

De olho na imagem

A representação teatral

Estudo do texto

Texto: “Aquele que diz sim e aquele que diz não”, adaptação baseada em texto de Bertolt Brecht (1º ato)

O gênero em foco: texto dramático

Estudo da língua

Tipos de predicado e transitividade verbal: verbo intransitivo e verbo transitivo

Questões da língua

Emprego de Ç/C e SS/S

Produção de texto – Texto dramático

“Aquele que diz sim e aquele que diz não”, adaptação baseada em texto de Bertolt Brecht (2º ato)

Estudo do teatro

A dramaturgia

O artista e sua obra

O teatro de Gil Vicente

Outras experiências

O teatro de Woyle Soyinka e Abdias Nascimento

Criação em equipe

O texto teatral e a cena

 

UNIDADE 7 DIVERSIDADE E RESPEITO

Imagem de abertura

Grafite da série Orí, da artista Criola (Tainá Lima)

De olho na imagem

Respeito às diferenças

Estudo do texto

Texto A: “Alemanha tem multa pesada para sites que não removerem discurso de ódio”, de Paulo Higa

Texto B: “Com eleições, 2018 poderá ser o ano mais bélico nas redes sociais”, de Paula Ferreira

Texto C: transcrição de áudios do Jornal da Cultura (TV)

O gênero em foco: reportagem

Estudo da língua

Emprego da vírgula e das conjunções no período composto por coordenação

Questões da língua

Emprego de POR QUE, PORQUE, POR QUÊ, PORQUÊ

Produção de texto

Entrevista: Paula e Isa, do Garotas Geeks, falam sobre cyberbullying

O gênero em foco: entrevista

Estudo das artes visuais

A arte como instrumento de diálogo

Outras experiências

Vigilantes da espera

A artista e sua obra

A visão de Frida Kahlo

Criação em equipe

Revelando o bullying na escola

 

UNIDADE 8 SOCIEDADE E CONSUMO

Imagem de abertura

Colagem Interior, de Richard Hamilton

De olho na imagem

Propaganda e modernidade

Estudo do texto

Texto A: Anúncio publicitário sobre o compartilhamento de livros, do Governo do Pará

Texto B: Anúncio publicitário sobre doação de roupas para campanha do agasalho, do governo de São Paulo

O gênero em foco: anúncio publicitário

Estudo da língua

Concordância nominal e concordância verbal

Questões da língua

Emprego de HÁ ou A

Produção de texto – Anúncio publicitário

Texto: Anúncio apresentação do dossiê “Universo jovem”

O gênero em foco: elementos do texto publicitário

Estudo das artes visuais

A arte pop

O artista e sua obra

Richard Hamilton

Outras experiências

A tropicália

Criação em equipe

Anúncio para televisão

 

Referências bibliográficas

UNIDADE 1 PARA SEMPRE NA MEMÓRIA

Imagem de abertura

Cena da ópera O escravo, de Carlos Gomes

De olho na imagem

Música e memória nacional

Estudo do texto

Texto: “Meu tio”, de Jean-Claude Carrière

O gênero em foco: romance

Estudo da língua

Emprego do hífen

Produção de texto – Trecho de romance

Texto: “Viagem a Lilliput”, de Jonathan Swift

Estudo da música

A música e os temas nacionais

Criação em equipe

Narrativa de memória afetiva

 

UNIDADE 2 EM UM FUTURO NÃO TÃO DISTANTE

Imagem de abertura

Colagem Laboratório, de MiraRuido

De olho na imagem

Arte e ficção

Estudo do texto

Texto: “O pedestre”, de Ray Bradbury

O gênero em foco: conto de ficção científica

Estudo da língua

Revisão: sujeito, predicado (nominal e verbal), predicativo do sujeito, objetos direto e indireto

Produção de texto – Fanfic

Texto: “O guia do mochileiro das galáxias”, de Douglas Adams

Estudo das artes visuais

O cinema de ficção científica

O artista e sua obra

Ralph McQuarrie

Outras experiências

Ruídos visuais

Criação em equipe

Filmando uma cena de ficção para o cinema

 

UNIDADE 3 SUSTENTABILIDADE EM PAUTA

Imagem de abertura

Instalação Pintado, de Eduardo Srur

De olho na imagem

Sustentabilidade

Estudo do texto

Infográfico A: “De olho no ciclone”

Infográfico B: “Como são produzidos os infográficos”

O gênero em foco: infográfico

Estudo da língua

Predicado verbo-nominal e predicativo do objeto

Produção de texto

Infográfico

Estudo das artes visuais

Sustentabilidade na arte

O artista e sua obra

Eduardo Srur

Outras experiências

Alexandre Orion

Chris Jordan

Criação em equipe

Por um mundo melhor

 

UNIDADE 4 IGUAIS PERANTE A LEI

Imagem de abertura

Cena da montagem da peça O rei da vela pelo grupo Parlapatões

De olho na imagem

Projetos de lei, a sociedade e o teatro

Estudo do texto

Texto A: “Adolescente trans tem matrícula garantida após escola recusar inscrição na PB”, do jornal O Globo da Paraíba.

Texto B: “Racismo: Izabel escutou que cabelo do filho não era ‘adequado’ para escola”, do jornal O Estado de S. Paulo

O gênero em foco: notícia

Estudo da língua

Adjunto adnominal e adjunto adverbial

Produção de texto – Ideia legislativa

Texto A: “Jovem de São José dos Campos propõe lei que leva políticos a júri popular”

Texto B: “Julgamento dos políticos por júri popular”

O gênero em foco: ideia legislativa

Estudo do teatro

O teatro como retrato de uma época

O artista e sua obra

Oswald de Andrade

Criação em equipe

Cena com temática social

 

UNIDADE 5 RUMO DA POESIA E DO HUMOR

Imagem de abertura

Cartum de Matt Wuerker inspirado na pintura Uma tarde de domingo na ilha da Grande Jatte, de Georges-Pierre Seurat

De olho na imagem

Releituras nas artes visuais e na literatura

Estudo do texto

Texto: “No rumo da estrela”, de Marina Colasanti

O gênero em foco: prosa poética

Estudo da língua

Regência verbal e regência nominal

Produção de texto – Paródia de poema

Texto A: “As letras”, de Fagundes Varela

Texto B: “Sentimental”, de Carlos Drummond de Andrade

O gênero em foco: paródia

Estudo das artes visuais

Releitura de obras

O humor nas charges e nos cartuns

O artista e sua obra

Ziraldo

Outras experiências

A caricatura

Criação em equipe

Ilustração de texto

 

UNIDADE 6 SUBJETIVIDADES

Imagem de abertura

Performance Entre saltos, do Coletivo PI

De olho na imagem

Subjetividade

Estudo do texto

Texto: “Eu sou Malala”, de Malala Yousafzai e Christina Lamb

O gênero em foco: autobiografia

Estudo da língua

Vozes verbais

Produção de texto – Autobiografia

Texto: “Sem fronteiras”, de Stephen Hawking

Estudo das artes visuais

A performance

A artista e sua obra

Priscila Rezende

Outras experiências

Otávio Donasci e as videocriaturas

Criação em equipe

Performance em sala

 

UNIDADE 7 REPRESENTATIVIDADE FEMININA

Imagem de abertura

Pintura Tropical, de Anita Malfatti

De olho na imagem

O espaço da mulher na sociedade

Estudo do texto

Texto: “O que as mulheres fazem para driblar o machismo em games on-line?”, do site do jornal O Globo

O gênero em foco: reportagem

Produção de texto

Reportagem baseada em entrevistas

Estudo da língua

Orações coordenadas

Produção de texto – Artigo de opinião

Texto: “Violência contra a mulher: história que não anda”, de Ruth Cândida Lopes

O gênero em foco: artigo de opinião

Estudo das artes visuais

O modernismo brasileiro

A artista e sua obra

Tarsila do Amaral

Outras experiências

JR e o Projeto Mulheres são heroínas

Criação em equipe

Reportagem sobre uma artista contemporânea

 

UNIDADE 8 DIFERENTES PONTOS DE VISTA

Imagem de abertura

Apresentação do espetáculo Pai contra mãe, da Cia. Fusion de Danças Urbanas

De olho na imagem

Preconceito e a dança como manifesto

Estudo do texto

Texto: “Debate sobre cotas raciais”, da TVE Bahia

O gênero em foco: debate

Estudo da língua

Período composto por subordinação e orações subordinadas substantivas

Produção de texto

Debate

Estudo da dança

A Cia. Fusion de Danças Urbanas

A artista e sua obra

Laura Virgínia

Outras experiências

Carolina Maria de Jesus

Criação em equipe

Dança autoral

 

Referências bibliográficas

UNIDADE 1 INFLUÊNCIAS DA CULTURA AFRICANA

Imagem de abertura

Detalhe da pintura Legado egípcio, de Loïs Mailou Jones

De olho na imagem

Cultura afro-brasileira: um olhar para a arte africana

Estudo do texto

Texto: “A infinita fiadeira”, de Mia Couto

O gênero em foco: conto fantástico

Estudo da língua

Neologismo e estrangeirismo

Produção de texto – Conto fantástico

Texto: “O crocodilo I”, de Amilcar Bettega Barbosa, e outros

Estudo das artes visuais

A arte visual africana

O artista e sua obra

As obras de Ibrahim Mahama

Outras experiências

As fotografias de Omar Victor Diop

Criação em equipe

Colagem pela leitura de um conto

 

UNIDADE 2 A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS

Imagem de abertura

Detalhe da pintura Crianças se banhando no verão, de Edivaldo

De olho na imagem

Diferentes modos de contar histórias

Estudo do texto

Texto “Doutor”, de Luiz Schwarcz

O gênero em foco: conto

Estudo da língua

Revisão: morfologia e sintaxe

Produção de texto – Miniconto

Texto A: Miniconto de Leonardo Sakamoto (sem título)

Texto B: “Fim de papo”, de Antônio Carlos Secchin

O gênero em foco: miniconto

Estudo das artes visuais

Arte naïf

O artista e sua obra

Heitor dos Prazeres

Criação em equipe

De uma tela naïf a um miniconto

 

UNIDADE 3 O ESPAÇO DA VOZ

Imagem de abertura

Cena do espetáculo BR-3, do Teatro da Vertigem

De olho na imagem

Oralidade e teatro

Estudo do texto

Texto A: Depoimento da refugiada Vilma

Texto B: Depoimento da atriz afrodescendente Tatiana Tibúrcio

Texto C: Depoimento da atriz afrodescendente Cyda Baú

O gênero em foco: relato oral de experiência pessoal

Estudo da língua

Colocação pronominal

Produção de texto – Apresentação oral (seminário)

Texto: “Os perigos de uma história única”, de Chimamanda Adichie

O gênero em foco: apresentação oral

Estudo do teatro

O espaço teatral

Outras experiências

Participação e diversão: Jogando no quintal

Criação em equipe

Criação de uma cena com base em relatos orais

 

UNIDADE 4 PARTICIPAÇÃO SOCIAL

Imagem de abertura

Instalação Ainda estão vivos, de Paulo Waisberg

De olho na imagem

Todos juntos por uma causa

Estudo do texto

Texto: “Carta aberta à população”, de Iadya Gama Maio

O gênero em foco: carta aberta

Estudo da língua

Complemento nominal, aposto e vocativo

Produção de texto – Carta aberta

Texto: “Carta aberta das mulheres negras de São Paulo às/aos deputadas/os da Assembleia Legislativa de São Paulo”

Estudo das artes visuais e da música

Arte e denúncia

Criação em equipe

Arte em defesa da qualidade de vida

 

UNIDADE 5 COTIDIANO E SOCIEDADE

Imagem de abertura

Cena do espetáculo Pontilhados, do Grupo Experimental

De olho na imagem

A arte do dia a dia

Estudo do texto

Texto: “Estátuas”, de Luis Fernando Verissimo

O gênero em foco: crônica de humor

Estudo da língua

Pronomes relativos

Produção de texto – Crônica lírica

Texto: “Recordação”, de Antonio Prata

O gênero em foco: crônica lírica

Estudo da dança

Do moderno ao contemporâneo

O artista e sua obra

Grupo Experimental

Outras experiências

Dança contemporânea e inclusão

Criação em equipe

Recordações: da crônica à dança

 

UNIDADE 6 INDÚSTRIA CULTURAL: CINEMA E MÚSICA

Imagem de abertura

Apresentação do Grupo Experimental de Música (GEM)

De olho na imagem

Indústria cultural e os meios de comunicação

Estudo do texto

Texto: “O palhaço”, de Selton Mello e Marcelo Vindicatto

O gênero em foco: roteiro de cinema

Estudo da língua

Orações subordinadas adjetivas

Produção de texto – Roteiro de cena

Texto: “O ano em que meus pais saíram de férias”, de Cláudio Galperin, Bráulio Mantovani, Anna Muylaert e Cao Hamburger

Estudo da música

Indústria cultural

Outras experiências

O videoclipe

Criação em equipe

Trilha sonora – cena de cinema

 

UNIDADE 7 AS APARÊNCIAS ENGANAM

Imagem de abertura

Pintura Quadro vermelho com cavalos, de Wolfgang Beltracchi

De olho na imagem

Verdadeiro ou falso?

Estudo do texto

Texto: “Só a verdade é notícia”, do site do jornal GaúchaZH

O gênero em foco: editorial

Estudo da língua

Orações subordinadas adverbiais

Produção de texto – Artigo de opinião

Texto: “Stéphanie Habrich: Preparar as crianças contra as fake news”, de Stéphanie Habrich

O gênero em foco: artigo de opinião

Estudo das artes visuais

A arte da falsificação

Arte e Ciência

Criação em equipe

Pesquisa: obras falsas versus obras autênticas

 

 

 

UNIDADE 8 ENVELHECIMENTO E RESPEITO

Imagem de abertura

Rita Lee e Beto Lee em show na avenida Paulista

De olho na imagem

O novo e o velho juntos

Estudo do texto

Texto: Anúncio publicitário sobre a violência contra o idoso, da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia

O gênero em foco: anúncio publicitário em prol de causas sociais

Estudo da língua

Emprego da vírgula e das conjunções no período composto por subordinação

Produção de texto – Post interativo de campanha publicitária

Texto A – Post

Texto B – Post

Texto C – Spot para rádio

Texto D – Vídeo

Estudo da música

O rock and roll

Outras experiências

Adoração (Altar para Roberto Carlos), de Nelson Leirner

A artista e sua obra

Rita Lee

Criação em equipe

Campanha publicitária

Coletânea

 

Referências bibliográficas

Material Digital

Orientações para a gestão das aulas e acompanhamento de aprendizagem.

Plano de Desenvolvimento - 6º ano - Introdução
Plano de Desenvolvimento - 6º ano - 1º Bimestre
Plano de Desenvolvimento - 6º ano - 2º Bimestre
Plano de Desenvolvimento - 6º ano - 3º Bimestre
Plano de Desenvolvimento - 6º ano - 4º Bimestre

Planos de aula bimestrais ou trimestrais, com atividades para o desenvolvimento de habilidades descritas na BNCC, e indicação de recursos didáticos para utilização nas aulas.

Sequência Didádica - 6º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 4º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 4º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 4º Bimestre

Avaliações bimestrais ou trimestrais acompanhadas por gabarito.

Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 4º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 4º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 4º Bimestre

Material Digital

Orientações para a gestão das aulas e acompanhamento de aprendizagem.

Plano de Desenvolvimento - 7º ano - Introdução
Plano de Desenvolvimento - 7º ano - 1º Bimestre
Plano de Desenvolvimento - 7º ano - 2º Bimestre
Plano de Desenvolvimento - 7º ano - 3º Bimestre
Plano de Desenvolvimento - 7º ano - 4º Bimestre

Planos de aula bimestrais ou trimestrais, com atividades para o desenvolvimento de habilidades descritas na BNCC, e indicação de recursos didáticos para utilização nas aulas.

Sequência Didádica - 7º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 4º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 4º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 4º Bimestre

Avaliações bimestrais ou trimestrais acompanhadas por gabarito.

Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 4º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 4º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 4º Bimestre

Material Digital

Orientações para a gestão das aulas e acompanhamento de aprendizagem.

Plano de Desenvolvimento - 8º ano - Introdução
Plano de Desenvolvimento - 8º ano - 1º Bimestre
Plano de Desenvolvimento - 8º ano - 2º Bimestre
Plano de Desenvolvimento - 8º ano - 3º Bimestre
Plano de Desenvolvimento - 8º ano - 4º Bimestre

Planos de aula bimestrais ou trimestrais, com atividades para o desenvolvimento de habilidades descritas na BNCC, e indicação de recursos didáticos para utilização nas aulas.

Sequência Didádica - 8º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 4º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 4º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 4º Bimestre

Avaliações bimestrais ou trimestrais acompanhadas por gabarito.

Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 4º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 4º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 4º Bimestre

Material Digital

Orientações para a gestão das aulas e acompanhamento de aprendizagem.

Plano de Desenvolvimento - 9º ano - Introdução
Plano de Desenvolvimento - 9º ano - 1º Bimestre
Plano de Desenvolvimento - 9º ano - 2º Bimestre
Plano de Desenvolvimento - 9º ano - 3º Bimestre
Plano de Desenvolvimento - 9º ano - 4º Bimestre

Planos de aula bimestrais ou trimestrais, com atividades para o desenvolvimento de habilidades descritas na BNCC, e indicação de recursos didáticos para utilização nas aulas.

Sequência Didádica - 9º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 4º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 4º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 4º Bimestre

Avaliações bimestrais ou trimestrais acompanhadas por gabarito.

Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 4º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 4º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 4º Bimestre
Veja também

Obras literárias relacionadas

BNCC

Saiba mais sobre o documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.