Entenda quais são as competências gerais da BNCC

Conheça a finalidade de cada competência geral da BNCC.

  1. CONHECIMENTO:
    • Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social e cultural.
    • PARA: Entender e intervir na realidade, colaborando para uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
  2. PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO
    • Exercitar a curiosidade intelectual, o pensamento e análise crítica, a imaginação e a criatividade.
    • PARA: Investigar causas, elaborar e testar hipóteses, problematizar e criar soluções com conhecimentos multidisciplinares.
  3. SENSO ESTÉTICO E REPERTÓRIO CULTURAL
    • Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais.
    • PARA: Participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
  4. COMUNICAÇÃO
    • Utilizar conhecimentos das linguagens verbal, verbo-visual, corporal, multimodal, artística, matemática, científica, tecnológica e digital.
    • PARA: Expressar-se e partilhar informações, ideias e sentimentos, e, com eles, produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
  5. CULTURA DIGITAL
    • Compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa e ética.
    • PARA: Acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas com protagonismo.
  6. AUTOGESTÃO
    • Valorizar e compreender a diversidade de saberes, entender o mundo do trabalho e construir seu projeto de vida pessoal, profissional e social.
    • PARA: Fazer melhores escolhas com liberdade, autonomia, responsabilidade e consciência crítica.
  7. ARGUMENTAÇÃO
    • Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis.
    • PARA: Formular, negociar e defender ideias, pontos de vistas e decisões que respeitem e promovam os direitos humanos e a consciência socioambiental, com posicionamento ético no cuidado consigo, com os outros e com o planeta.
  8. AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
    • Conhecer-se, apreciar-se, reconhecer suas emoções e as dos outros e ter autocrítica.
    • PARA: Cuidar de sua saúde física e emocional, lidar com suas emoções e com a pressão do grupo.
  9. EMPATIA E COOPERAÇÃO
    • Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação.
    • PARA: Fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro, acolher e valorizar a diversidade sem preconceitos, reconhecendo-se como parte de uma coletividade com a qual deve se comprometer.
  10. AUTONOMIA
    • Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação.
    • PARA: Tomar decisões segundo princípios éticos democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

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