Entenda quais são as competências gerais da BNCC

A BNCC busca garantir a formação de cidadãos críticos, criativos, participativos e responsáveis, capazes de se comunicar, lidar com as próprias emoções e propor soluções para problemas e desafios. Para isso, a base foi elaborada a partir de 10 competências gerais que devem ser desenvolvidas ao longo da educação básica e que nortearam a estruturação dos componentes curriculares da Educação Infantil ao Ensino Médio.

  1. Conhecimento: Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social e cultural.
    Para: Entender e intervir na realidade, colaborando para uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
  2. Pensamento científico, crítico e criativo: Exercitar a curiosidade intelectual, o pensamento e análise crítica, a imaginação e a criatividade.
    Para: Investigar causas, elaborar e testar hipóteses, problematizar e criar soluções com conhecimentos multidisciplinares.
  3. Senso estético e repertório cultural: Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais.
    Para: Participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
  4. Comunicação: Utilizar conhecimentos das linguagens verbal, verbovisual, corporal, multimodal, artística, matemática, científica, tecnológica e digital.
    Para: Expressar-se e partilhar informações, ideias e sentimentos, e, com eles, produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
  5. Cultura digital: Compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa e ética.
    Para: Acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas com protagonismo.
  6. Autogestão: Valorizar e compreender a diversidade de saberes, entender o mundo do trabalho e construir seu projeto de vida pessoal, profissional e social.
    Para: Fazer melhores escolhas com liberdade, autonomia, responsabilidade e consciência crítica.
  7. Argumentação: Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis.
    Para: Formular, negociar e defender ideias, pontos de vistas e decisões que respeitem e promovam os direitos humanos e a consciência socioambiental, com posicionamento ético no cuidado consigo, com os outros e com o planeta.
  8. Autoconhecimento e autocuidado: Conhecer-se, apreciar-se, reconhecer suas emoções e as dos outros e ter autocrítica.
    Para: Cuidar de sua saúde física e emocional, lidar com suas emoções e com a pressão do grupo.
  9. Empatia e cooperação: Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação.
    Para: Fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro, acolher e valorizar a diversidade sem preconceitos, reconhecendo-se como parte de uma coletividade com a qual deve se comprometer.
  10. Autonomia: Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação.
    Para: Tomar decisões segundo princípios éticos democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
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