O que é a BNCC?

BNCC é a sigla para Base Nacional Comum Curricular, um documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. A BNCC é um instrumento de gestão que encaminha a construção de propostas curriculares considerando e respeitando a diversidade cultural brasileira.

A BNCC é um currículo?

Não! A Base e os currículos são documentos com finalidades diferentes. A BNCC apresenta os conhecimentos fundamentais que se espera que o estudante aprenda em cada ano da Educação Básica. Já o currículo se configura como o percurso que cada instituição educacional estabelecerá para desenvolver as competências e habilidades propostas pela BNCC.

Portanto, a BNCC não é um currículo em si, mas parte dele. Sua função é orientar a construção dos referenciais curriculares e dos projetos político-pedagógicos das escolas, preservando a autonomia de cada rede de ensino.

A BNCC substitui algum outro documento oficial?

Não! A BNCC não exclui demais documentos oficiais, mas dialoga com eles, consolidando uma necessidade historicamente situada, que é o estabelecimento e a organização progressiva das aprendizagens essenciais de toda a Educação Básica. A BNCC está fundamentada em bases legais presentes na Constituição Federal de 1988, na LDB de 1996, e nos fundamentos teórico-metodológicos presentes nas DCNs, nos PCNs e no PNE.

Como ficam os conteúdos regionais do ensino na BNCC?

As escolas poderão acrescentar ao seu Projeto Político Pedagógico (PPP) o que for característico de cada comunidade, sem deixar de lado os direitos dos alunos previstos na BNCC. Dessa forma, cada Secretaria do Estado pode incluir conteúdos específicos da região ou tradições específicas.

Voltar para a página inicial
Voltar para a página inicial