O que é a BNCC?

BNCC é a sigla para Base Nacional Comum Curricular, que é um documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Para baixar o documento oficial da BNCC, acesse o site http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

A BNCC é um currículo?

Não! A Base e os currículos são documentos com finalidades diferentes. A Base apresenta os conhecimentos fundamentais que se espera que o estudante aprenda em cada ano da Educação Básica. Já o currículo se configura como o percurso que cada instituição educacional estabelecerá para desenvolver as competências e habilidades propostas pela BNCC.

A BNCC, portanto, não é um currículo em si, mas parte dele, ou seja, a sua finalidade é orientar a construção dos referenciais curriculares e dos projetos político pedagógicos das escolas, à medida que estabelece as competências e habilidades que serão desenvolvidas pelos alunos ano a ano. “De maneira simples, é possível afirmar que a Base indica o ponto aonde se quer chegar. O currículo traça o caminho até lá.” (BNCC, 2017).

Dessa forma, preserva-se a autonomia de cada rede de ensino para adequar os currículos, respeitando a diversidade e as particularidades de cada contexto educacional; isto é, as escolas poderão contextualizá-los e adaptá-los de acordo com seus projetos pedagógicos.

A BNCC substitui algum outro documento oficial?

Ela está fundamentada em bases legais, presentes na Constituição Federal, de 1988, na LDB, de 1996, e nos fundamentos teórico-metodológicos presentes nas DCNs, nos PCNs e no PNE.

Isso significa que a Base não exclui tais documentos oficiais, mas dialoga com eles, consolidando uma necessidade historicamente situada, que é o estabelecimento e a organização progressiva das aprendizagens essenciais de toda a Educação Básica.

Como ficam os conteúdos regionais do ensino?

 A versão final da BNCC prevê a chamada “base diferencial” que determina a cada Secretaria de Estado a inclusão de conteúdos específicos como a história e a geografia da região ou tradições específicas daquele estado. A ideia é unificar os conteúdos básicos que correspondem ao currículo mínimo da escola sem perder de vista os ensinamentos e tradições da região. As escolas poderão acrescentar ao seu Projeto Político Pedagógico (PPP) o que for característico de cada comunidade, sem deixar de lado os direitos dos alunos previstos na BNCC.

 

Clique no link abaixo e baixe do site oficial da BNCC a última versão homologada.

http://download.basenacionalcomum.mec.gov.br/

Voltar para a página inicial
Voltar para a página inicial