Se liga na língua – Língua Portuguesa

Cristiane Siniscalchi, Wilton Ormundo
Código da coleção: 0306P20012
Proposta pedagógica
  • Coleção dinâmica com temas atuais.
  • Aulas objetivas e práticas.
  • Apresentação de propostas de produção com arte.
  • Produção individual e coletiva explicadas passo a passo.
  • Páginas especiais com temas como fotorreportagens e gifs.
Compartilhar:
Compartilhar:
Compartilhar:
Compartilhar:
Destaques da Coleção

BNCC

(Base Nacional Comum Curricular)

Conteúdo programático

Minha canção: “Só eu sou eu”, de Marcelo Jeneci

 

Capítulo 1 – Diário: Registro do eu no mundo

Leitura 1

Reprodução de página do diário de Marina Torres Sella

Desvendando o texto

Como funciona um diário?

Leitura 2

Fragmento de O diário de Zlata, de Zlata Filipović

Refletindo sobre o texto

Páginas especiais

A escrita íntima no blog

Se eu quiser aprender mais

Divisão do texto em parágrafos

Meu diário na prática

Momento de produzir

Momento de reescrever

Momento de apresentar

Textos em conversa

O diário de Zlata (Leitura 2) e relato de Jaime Murahovschi para o Museu da Pessoa

Mais da língua

Como nos comunicamos?

A linguagem é diversa

A língua: seleção e combinação

Isso eu já vi

Junto ou separado? (revisão de ortografia)

Conversa com arte

Retrato. Retrato coletivo de israelenses, de Roland Fischer

Expresse-se!

Retrato e autorretrato. O casal Arnolfini, de Jan van Eyck, Exposição Polvo, de Adriana Varejão, e Enterro em Ornans, de Gustave Courbet Produção de selfie e montagem de painel

Leitura puxa leitura

O diário de Zlata

O diário de Anne Frank

Estatuto da Criança e do Adolescente

Museu da Pessoa

Biblioteca cultural em expansão

Extraordinário

Billy Elliot

O ano em que meus pais saíram de férias

A bolsa amarela

 

Capítulo 2 – Verbete: Palavra que explica palavra

Leitura 1

Verbete “cara”, do Dicionário Houaiss

Desvendando o texto

Como funciona um verbete?

Leitura 2

Verbete “sapato”, da Wikipédia

Refletindo sobre o texto

Se eu quiser aprender mais

Como dividir as frases

Meu verbete na prática

Momento de produzir

Momento de reescrever

Momento de apresentar

Textos em conversa

O gênero verbete e o poema “A estrela”, de Ferreira Gullar

Transformando o verbete em podcast

Gravação de podcast

Mais da língua

A língua varia

Preconceito linguístico

Isso eu já vi

Grafia de palavras muito parecidas

Entre saberes

Pesquisa, redação e postagem de novo verbete na Wikipédia

 

Capítulo 3 – História em quadrinhos: Imagens e palavras em ação

Leitura 1

Tira “Níquel Náusea”, de Fernando Gonsales

Desvendando o texto

Como funciona uma história em quadrinhos?

Leitura 2

HQ de Samanta Flôor em homenagem a Mauricio de Sousa

Refletindo sobre o texto

Páginas especiais

A HQ eletrônica

Se eu quiser aprender mais

O formato dos balões

Minha história em quadrinhos na prática

Momento de produzir

Momento de reescrever

Momento de apresentar

Textos em conversa

Tira “Níquel Náusea” (Leitura 1) e cartaz do filme Thor: Ragnarok

Mais da língua

Escrever não é o mesmo que falar

O planejamento da fala e da escrita

Isso eu já vi

Os fonemas e as letras

Conversa com arte

Videoclipe feito para a canção “Segredos”, de Roberto Frejat

Expresse-se!

Videoclipes “Passarinhos”, de Emicida e Vanessa da Mata, e “Cruel”, de Nina Fernandes; criação de playlist de videoclipes

Leitura puxa leitura

Níquel Náusea

MSP 50 Novos Artistas

Turma da Mônica – HQ

Site da Turma da Mônica

Biblioteca cultural em expansão

As cem melhores histórias da mitologia

As melhores histórias da mitologia africana

Como nasceram as estrelas

Icamiabas na Amazônia de Pedra

 

Capítulo 4 – Verbete: Palavra que explica palavra

Leitura 1

Transcrição de relato de Rogério Quintanilha para o portal de notícias G1

Desvendando o texto

Como funciona um relato de experiência?

Leitura 2

Transcrição de relato de Pedro Antônio Alves para o Museu da Pessoa

Refletindo sobre o texto

Se eu quiser aprender mais

Relações de causa e consequência

Meu relato de experiência na prática

Momento de produzir

Momento de reescrever

Textos em conversa

Transcrição de relato de Rogério Quintanilha para o portal de notícias G1 (Leitura 1) e poema “Classe mista”, de Carlos Drummond de Andrade

Transformando o relato de experiência em entrevista

Produção de entrevista

Mais da língua

Substantivo

Flexão de gênero

Flexão de número

Variação de grau

Isso eu já vi

Grafia de encontros consonantais

Entre saberes

Técnicas de pesquisa e produção de videoaula sobre o movimento hip-hop

 

Capítulo 5 – Poema: A expressão do eu

Leitura 1

Poema de Arnaldo Antunes

Desvendando o texto

Como funciona um poema?

Leitura 2

Poema “O aeroplano”, de Ivan Junqueira

Refletindo sobre o texto

Se eu quiser aprender mais

A linguagem poética

Meu poema na prática

Momento de produzir

Momento de reescrever

Momento de apresentar

Textos em conversa

Poema de Arnaldo Antunes e projeto artístico de Diego Bachmann

Páginas especiais

Outras formas de compor poemas

Mais da língua

Termos que acompanham o substantivo

Adjetivo

Numeral

Artigo

Isso eu já vi

Sílaba tônica e acento gráfico

Conversa com arte

Poltrona Doco e Poltrona Oblíquo, de Rodrigo Ohtake

Expresse-se!

Objetos de design Banco sem assento e Luminária ferro de passar, de Leo Capote, e cartaz Happy birthday, de Shigeo Fukuda; criação de objeto de design

Leitura puxa leitura

Site de Arnaldo Antunes

Blogspot de Al-Chaer

Site de Sérgio Capparelli

Dez melhores poemas de Drummond

Biblioteca cultural em expansão

Caqui – Revista Brasileira de Haicais

Site sobre a pintura ukiyo-e

Japan House

 

Capítulo 6 – Anúncio e outros gêneros publicitários: A venda de produtos e de ideias

Leitura 1

Anúncio da OndAzul

Desvendando o texto

Como funciona um anúncio publicitário?

Leitura 2

Anúncio, fôlder, spot e filme do Ministério da Saúde

Refletindo sobre os textos

Se eu quiser aprender mais

As referências ao leitor

Nosso anúncio publicitário na prática

Momento de produzir

Momento de avaliar

Momento de apresentar

Textos em conversa

Gêneros publicitários e Seção III – Da Publicidade – Art. 36 do Código Brasileiro de Defesa do Consumidor

Transformando o anúncio em paródia

Produção de paródia

Mais da língua

Verbo

Flexões do verbo

Modos verbais

Modelos de conjugação verbal

Isso eu já vi

Acentos gráficos em palavras monossílabas, oxítonas e proparoxítonas

Entre saberes

Produção de carta de reclamação a ser enviada ao SAC de empresa fabricante de produto

 

Capítulo 7 – Comentário de leitor: O direito de opinar

Leitura 1

Comentários sobre notícias na Folha de S.Paulo a respeito do afogamento de um garoto sírio

Desvendando o texto

Como funciona um comentário de leitor?

Leitor 2

Comentários de jornal on-line sobre os Jogos Olímpicos do Rio 2016

Refletindo sobre o texto

Se eu quiser aprender mais

O que diminui a aceitação de uma opinião?

Meu comentário de leitor na prática

Momento de produzir

Momento de avaliar

Textos em conversa

Gênero comentário de leitor e artigo “Por que fechei meu blog para comentários”, de Leonardo Sakamoto

Transformando o comentário de leitor em pedido público de desculpas

Carta de pedido formal de desculpas

Mais da língua

Frase, oração e período

Tipos de frase

Oração e período

Isso eu já vi

Acentuação das palavras paroxítonas

Entre saberes

Comparação das vantagens do livro impresso com as do livro digital e gravação de podcast debatendo o tema

 

Capítulo 8 – Comentário de leitor: O direito de opinar

Leitura 1

“Pega ladrão, Papai Noel!”, de Marcos Rey

Desvendando o texto

Como funciona um conto?

Leitura 2

“Trem Fantasma”, de Moacyr Scliar

Refletindo sobre o texto

Se eu quiser aprender mais

As vozes no conto

Meu canto na prática

Momento de produzir

Momento de reescrever

Textos em conversa

A temática da empatia (contos) e notícia sobre Marley Dias: “Cansada de ler sobre garotos, menina reúne 4.000 livros com garotas negras”

Mais da língua

Sujeito determinado

Isso eu já vi

Acentuação gráfica em hiatos e ditongos

Conversa com arte

Fotografia documental: Hazara Schoolboys (Escola de Meninos Hazara), de Steve McCurry

Expresse-se!

Fotografias documentais: Perfume de sonho, de Sebastião Salgado, Street Arabs in “sleeping quarters”, de Jacob August Riis, e Casal se beijando no Boulevard Diderot, Paris, de Henri CartierBresson; produção de fotografia documental.

Leitura puxa leitura

O sal da Terra

Site de Steve McCurry

Contos e crônicas para ler na escola

O rapto do garoto de ouro

Biblioteca cultural em expansão

100 livros infantis com meninas negras

Saiba mais com a Turma da Mônica – Inclusão social

Do luto à luta

Minha canção: “Até amanhecer”, Karol Conka

 

Capítulo 1 – Notícia: O registro do cotidiano

Leitura 1

“Ararinhaazul é vista na natureza após 15 anos”, Revista Veja

Desvendando o texto

Como funciona uma notícia?

Leitura 2

“Profundidade de terremoto na Bolívia fez com que tremor fosse

sentido em estados do Brasil”, G1

Refletindo sobre o texto

Se eu quiser aprender mais

A fala em situação pública

Páginas especiais

Fake news: qual é a sua responsabilidade?

Nossa notícia na prática

Momento de produzir

Momento de apresentar

Momento de avaliar

Textos em conversa

Notícias e sinopse do filme Rio

Transformando a notícia em petição on-line

Produção de petição on-line

Mais da língua

A construção do sentido

A significação das palavras

Isso eu já vi

Uso do j e do g

Entre saberes

Fake news

 

Capítulo 2 – Entrevista: Um bate-papo organizado

Leitura 1

“Serginho (Groisman) entrevista vítima de bullying” (Manoela Sales)

Desvendando o texto

Como funciona uma entrevista?

Leitura 2

“Entrevista com Pedro Braggio”

Refletindo sobre o texto

Se eu quiser aprender mais

Perguntas bem formuladas

Textos em conversa

Entrevista de vítima de bullying e poema “Vozesmulheres”, de Conceição Evaristo

Transformando a entrevista em post

Produção de post

Mais da língua

Pronome pessoal

Pronome pessoal reto e oblíquo

Pronome de tratamento

Isso eu já vi

O uso de x e ch

Entre saberes

Leitura da lei no 13.185, de 2015, discussão em grupo e análise de artigos da lei, elaboração de esquema

 

Capítulo 3 – Conto fantástico: Um mundo um tanto estranho

Leitura 1

Conto “O cavalo imaginário”, de Moacyr Scliar

Desvendando o texto

Como funciona um conto fantástico?

Leitura 2

Conto “Quadros em movimento”, de Lourdinha Leite Barbosa

Refletindo sobre o texto

Se eu quiser aprender mais

O que é verossimilhança?

Meu conto fantástico na prática

Momento de produzir

Momento de reescrever

Textos em conversa

Contos fantásticos e escultura The long awaited, de Patricia Piccinini

Mais da língua

Pronome possessivo, demonstrativo e indefinido

Pronome possessivo

Pronome demonstrativo

Pronome indefinido

Isso eu já vi

Emprego de s, z e x com o mesmo som

Conversa com arte

Fotomontagem: obras de Ricardo Salamanca

Expresse-se!

Fotomontagens: O nome da Musa, de Jorge de Lima; Sem título, de Grete Stern; e Sem título, de Ari Mahardika; produção individual de fotomontagem

Leitura puxa leitura

O centauro no jardim

Max e os felinos

A vida de Pi

As aventuras de Pi

Biblioteca cultural em expansão

As crônicas

marcianas

Eu, robô

O guia do mochileiro

das galáxias

 

Capítulo 4 – Poema narrativo: Versos que contam

Leitura 1

“O espelho da entrada”, de Konstantínos Kaváfis

Desvendando o texto

Como funciona um poema narrativo?

Leitura 2

 “bolo de laranja”, de Alice Sant’Anna

Refletindo sobre o texto

Textos poéticos em rede social

“Girassol”, de João Doederlein; “A vida é a busca

pelo eterno equilíbrio entre chegadas e partidas”, de Pedro Henrique;

“Celular: cela ou lar?”, de Pedro Gabriel;

“Amortemor”, de Augusto de Campos

Se eu quiser aprender mais

Como posso retomar palavras e ideias?

Meu poema narrativo na prática

Momento de produzir

Momento de reescrever

Momento de apresentar

Textos em conversa

Poema “O espelho da entrada”; verbete “Narciso”, do Dicionário de mitologia grega e romana; e conto “O discípulo”, de Oscar Wilde

Mais da língua

Verbos irregulares e tempos verbais do modo indicativo

Verbos irregulares

Tempos verbais do modo indicativo

Isso eu já vi

O emprego do h

Conversa com arte

Design gráfico: cartaz de Christian Jackson inspirado em O mágico de Oz, pesquisa

sobre o filme e interpretação dos elementos gráficos

Expresse-se!

Cartazes artísticos dos designers Pete Majarich, Aninha de Carvalho, Adriano Campos e Roman Atamanczuk e do ilustrador André Fidusi; transformação de poema em vídeo

Leitura puxa leitura

Dobradura

O jovem rei e outras histórias

A cor do invisível

Página sobre Mario Quintana

Biblioteca cultural em expansão

A Ilíada e a Guerra de Troia

A Guerra de Troia em versos de cordel

O que foi a Guerra de Troia

Os Lusíadas 2500

 

Capítulo 5 – Texto teatral: A arte de ser o outro

Leitura 1

“O Drag.o Verde”, de Maria Clara Machado

Desvendando o texto

Como funciona um texto teatral?

Leitura 2

“O burguês ridículo”, de Molière, com adaptação de Guel Arraes e João Falcão

Refletindo sobre o texto

Se eu quiser aprender mais

O espaço

Nosso texto teatral na prática

Momento de produzir

Momento de apresentar e avaliar

Textos em conversa

Texto da peça O burguês ridículo e texto de José Almino de Alencar sobre as características das comédias de Molière e seu processo de adaptação

Mais da língua

Advérbio

Classificação dos advérbios

Isso eu já vi

E ou i? O ou u? Como se escreve?

Conversa com arte

Cena e análise da peça teatral Nossa classe, de Tadeusz Słobodzianek

Expresse-se!

Linguagens teatrais (pantomima ou mímica, teatro de bonecos e teatro de sombras) e interpretação de cena teatral com bonecos

Leitura puxa leitura

Grupo de Teatro O Tablado

Grupo Núcleo Experimental de Teatro

O Auto da Compadecida – peça teatral

O Auto da Compadecida – filme

Biblioteca cultural em expansão

Produções de Maria Clara Machado

Pluft, o fantasminha

A bruxinha que era boa

 

Capítulo 6 – Palestra e seminário: A arte de falar em público

Leitura 1

Palestra de Mara Mourão sobre seu documentário Quem se importa

Desvendando o texto

Como funciona uma apresentação pública?

Leitura 2

Projeto de Engenharia, alunos de escola paulistana

Refletindo sobre o texto

Se eu quiser aprender mais

O paralelismo sintático

Nosso seminário na prática

Momento de produzir

Momento de avaliar

Textos em conversa

Palestra de Mara Mourão e documentário Quem se importa

Transformando tópicos de um slide em vídeo e fotografia

Produção de vídeo e série de fotografias

Mais da língua

Predicado verbal

Verbo transitivo e intransitivo

Objeto direto e objeto indireto

Adjunto adverbial

Isso eu já vi

A pronúncia correta de algumas palavras

Entre saberes

Pesquisa sobre tipos de poluição, criação de sequência de slides e apresentação oral

 

Capítulo 7 – Resenha crítica: Uma opinião consistente

Leitura 1

“Análise – Mangá Solanin”

Desvendando o texto

Como funciona uma resenha crítica?

Leitura 2

“Crítica: Pantera Negra, de Ryan Coogler”

Refletindo sobre o texto

Se eu quiser aprender mais

A resenha crítica e seus recursos complementares

Minha resenha crítica na prática

Momento de produzir

Momento de reescrever

Momento de apresentar

Textos em conversa

O gênero mangá e trechos da narrativa “Um arco da cor do céu”, do livro Aventuras de menino, de Mitsuru Adachi

Transformando a resenha em vídeo de booktuber

Produção de vídeo

Mais da língua

Adjunto adnominal e complemento nominal

Adjunto adnominal

Complemento nominal

Isso eu já vi

É porque junto ou separado

Entre saberes

Pesquisa e produção de um artigo de divulgação científica

 

Capítulo 8 – Relato de viagem: O registro das descobertas

Leitura 1

“Vanita e Sandip”, de Teté Ribeiro

Desvendando o texto

Como funciona um relato de viagem?

Leitura 2

“Viagem de um naturalista ao redor do mundo”, de Charles Darwin

Refletindo sobre o texto

Se eu quiser aprender mais

Várias formas de descrever

Meu relato de viagem na prática

Momento de produzir

Momento de avaliar

Momento de apresentar

Textos em conversa

Reportagem sobre Mumbai e quadro comparativo entre Bollywood e Hollywood

Mais da língua

Derivação e composição

Derivação

Composição

Isso eu ainda não vi

Hífen em palavras formadas por prefixação

Conversa com arte

Espaços arquitetônicos: Taj Mahal

Expresse-se!

Outras obras da arquitetura mundial: Torre Eiffel, Sydney Opera House, Museu do Amanhã; atividade de intervenção em projeto arquitetônico

Minha canção: “Verão”, Trupe Chá de Boldo p. 282

Referências bibliográficas p. 284

Bibliografia p. 286

Minha canção: “Velha e louca”, de Mallu Magalhães

 

Capítulo 1 – Reportagem: Momento de aprofundar

Leitura 1

“Nadar, até vencer a correnteza”, de Ana Claudia Marioto, revista Horizonte Geográfico

Desvendando o texto

Como funciona uma reportagem?

Leitura 2

 “Sítio arqueológico de mais de 11 mil anos é descoberto durante estudo em

São Manuel”, do G1

Refletindo sobre o texto

Se eu quiser aprender mais

A linguagem não verbal e mista nos textos informativos

Páginas especiais

A fotorreportagem

Nossa reportagem na prática

Momento de produzir

Momento de reescrever

Momento de apresentar

Textos em conversa

Reportagem do G1 sobre descoberta de sítio arqueológico (Leitura 2) e relato de viagem de Haroldo Castro sobre as estátuas dos guerreiros de Xi’na

Transformando a reportagem filmada em reportagem escrita

Produção de reportagem escrita

Mais da língua

Figuras de linguagem (I)

O que caracteriza uma figura de linguagem

Metáfora e comparação

Metonímia

Sinestesia

Gradação

Isso eu já vi

Este, esse e aquele

Entre saberes

Técnicas de pesquisa e produção de campanha publicitária sobre os riscos que as tartarugas marinhas correm

 

Capítulo 2 – Rap: O grito da periferia

Leitura 1

“Junto e misturado”, de MV Bill p. 58

Desvendando o texto p. 61

Como funciona um rap?

Leitura 2

“Minha Rapunzel tem dread”, de MC Soffia

Refletindo sobre o texto

Se eu quiser aprender mais

A rima

Nosso rap na prática

Momento de produzir

Momento de reescrever

Momento de apresentar

Textos em conversa

Rap e repente de Edmilson Ferreira e Antônio Lisboa

Mais da língua

Figuras de linguagem (II)

Personificação ou prosopopeia

Hipérbole

Eufemismo

Antítese

Ironia

Isso eu já vi

Verbos ter e vir – singular e plural

Conversa com arte

Dança: coreografia Beco, da TF Style Cia. De Dança

Expresse-se!

Gala de Aniversário de 17 anos do Balé Bolshoi no Brasil (2017), Bacnaré, Balé de Cultura Negra do Recife, e organização de festival de filmes sobre dança

Leitura puxa leitura

Entrevista com MC Soffia

Eu sou Malala

Moana

O futuro do hip-hop (blog)

Biblioteca cultural em expansão

Poetas do repente – tecendo o repente

Repente do jabuti

Poetas do repente – recriando o repente

Músicas do RAPadura Xique-Chico

 

Capítulo 3 – Regulamento e estatuto: Uma necessária orientação

Leitura 1

Regulamento do concurso de produção de texto da Escola X – 2018

Desvendando o texto

Como funciona um regulamento ou um estatuto?

Leitura 2

Capítulo IV – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – Do direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer

Refletindo sobre o texto

Páginas especiais

A fotodenúncia

Se eu quiser aprender mais

Tipo, gênero e domínio: o que são?

Nosso regulamento na prática

Momento de produzir

Momento de avaliar

Textos em conversa

Capítulo IV do ECA (Leitura 2) e gráficos com dados do Censo Escolar da Educação Básica 2017 (MEC)

Transformando o estatuto em spot

Produção de spots para divulgar artigos do ECA

Mais da língua

Regência verbal e regência nominal

Conceito de regência

Conceito de transitividade

Regência verbal

Regência nominal

Isso eu já vi

Conjugação de verbos irregulares derivados

Entre saberes

Constituição da República Federativa do Brasil: discussão de casos (simulações)

 

Capítulo 4 – Debate regrado: Um confronto respeitoso

Leitura 1

“Rodeio maltrata os animais?”, MTV Debate

Desvendando o texto

Como funciona um debate regrado?

Leitura 2

 “Jovens millennials”, JC Debate

Refletindo sobre o texto

Se eu quiser aprender mais

Como contra-argumentar?

Nosso debate regrado na prática

Momento de produzir

Momento de avaliar

Textos em converso

 “Jovens millennials” (Leitura 2) e dados estatísticos sobre a Geração Y

Transformando o debate em entrevista

Conversa com especialista sobre os temas dos debates estudados no capítulo

Mais da língua

Preposição

A crase

Isso eu já vi

Eu ou mim?

Entre saberes

Produção de esquete de teatro com base na “Crônica de um vício renegado”, de Rogério Borges

 

Capítulo 5 – Debate regrado: Um confronto respeitoso

Leitura 1

Roteiro de Homem-Aranha (2002), de David Koepp

Desvendando o texto

Como funciona um roteiro de cinema?

Leitura 2

Roteiro do filme O contador de histórias (2009), de Luiz Villaça

Refletindo sobre o texto

Se eu quiser aprender mais

Como são os personagens?

Meu roteiro de cinema na prática

Momento de produzir

Momento de reescrever

Momento de apresentar

Páginas especiais

O trailler – Uma isca para o público

Textos em conversa

Roteiro de O contador de histórias (Leitura 2) e artigo científico “O contador de histórias

tradicional: memória e esquecimento”, de Kelly Cristine Ribeiro

Mais da língua

Sujeito indeterminado

Indeterminação do sujeito

Vozes verbais

Isso eu ainda não vi

Verbos acompanhados de pronomes átonos

Conversa com arte

Cinema – análise de cenas do filme As aventuras de Pi (2012), de Ang Leep

Express-se!

Análise de cenas dos filmes Interestelar, de Christopher Nollan, e A invenção de

Hugo Cabret, de Martin Scorsese

Leitura puxa leitura

As aventuras de Pi

A viagem de Chihiro

Max e os felinos

Sailor moon

Biblioteca cultural em expansão

Conta causos – Pesquisa e contação de histórias

120 anos de Câmara Cascudo

Kiara Terra

 

Capítulo 6 – Artigo de opinião: O mundo de fora

Leitura 1

“Imigrantes devem ser bem-vindos”, de Leonardo Monasterio

Desvendando o texto

Como funciona um artigo de opinião?

Leitura 2

“Bienal do Livro de SP vive crise de identidade e precisa repensar formato”, de Rodrigo Casarin

Refletindo sobre o texto

Páginas especiais

O que é linha editorial?

Se eu quiser aprender mais

Recursos que marcam o ponto de vista

Meu artigo de opinião na prática

Momento de produzir

Momento de reescrever

Momento de apresentar

Textos em conversa

 “Bienal do Livro de SP vive crise de identidade e precisa repensar formato” (Leitura 2) e infográfico sobre imigrantes e refugiados

Transformando o artigo de opinião em charge

Produção de charge

Mais da língua

Sujeito inexistente

Concordância com o sujeito inexistente

Isso eu ainda não vi

O vocativo

Produção de enquete sobre imigração de brasileiros

 

Capítulo 7 – Crônica reflexiva: O exercício de um olhar atendo e crítico

Leitura

“Generosa vingança”, de Marina Colasanti

Desvendando o texto

Como funciona uma crônica reflexiva?

Leitura 2

 “O que se perde com o tempo”, de Affonso Romano de Sant’Anna

Refletindo sobre o texto

Se eu quiser aprender mais

A conversa com o leitor

Minha crônica reflexiva na prática

Momento de produzir

Momento de avaliar

Momento de apresentar

Textos em conversa

 “Generosa vingança” (Leitura 1) e Regulamento animal n. 8, fotomontagem de Di Liu

Mais da língua

Orações coordenadas e subordinadas

A coordenação e a subordinação

As orações coordenadas

Isso eu ainda não vi

O aposto

Conversa com arte

A refeição, pintura de Alex Gross

Expresse-se!

Curadoria de arte: pesquisa e exposição

Leitura puxa leitura

Melhores crônicas, de Marina Colasanti

Pinturas de Alex Gross

Crônicas para jovens, de Affonso Romano de Sant’Anna

A arte brasileira em 25 quadros (1790 ‑1930), de Rafael Cardoso

Biblioteca cultural em expansão

Fotos de Di Liu

Site de Patricia Piccinini

Alice no País das Maravilhas, de Tim Burton

Animais fantásticos e onde habitam, de J. K. Rowling

 

Capítulo 8 – Miniconto: poder de síntese

Leitura 1

Miniconto de Marcelo Spalding

Desvendando o texto

Como funciona um miniconto?

Leitura 2

Miniconto “Só”, de Fernando Bonassi, e miniconto de Marcos Bassini

Refletindo sobre o texto

Se eu quiser aprender mais

Para que serve um título?

Meu miniconto na prática

Momento de produzir

Momento de reescrever

Momento de apresentar

Textos em conversa

Miniconto “Só”, de Fernando Bonassi, e tira de Brendda Lima

Mais da língua

A formação das palavras

Composição

Isso eu ainda não vi

Uso de hífen em palavras formadas por composição

Conversa com arte

Cinema – curta-metragem Missão possível, de Simon Valadarez

Express-se!

Análise dos curtas Ilha das Flores, de Jorge Furtado, e O presente, animação de Jacob Frey com base em HQ de Fábio Coala, e produção de curta-metragem

Leitura puxa leitura

Adeus conto de fadas, de Leonardo Brasiliense

A vida é logo aqui, organizado por Nelson de Oliveira

Literatura digital

Contos da meianoite, programa da TV Cultura

Biblioteca cultural em expansão

Site de Lézio Júnior

Site de Ziraldo

50 raz.es para rir, de Tony D’Agostinho

Minha canção: “Dançando”, de Péricles Cavalcanti

Referências bibliográficas

Minha canção: “Efêmera”, de Tulipa Ruiz

 

Capítulo 1 – Poema-protesto: A voz em ação

Leitura 1

“A bomba suja”, de Ferreira Gullar

Desvendando o texto

Como funciona um poema-protesto?

Leitura 2

“Exp”, de Chacal

Refletindo sobre o texto

Se eu quiser aprender mais

A métrica

Nosso poema-protesto na prática

Momento de produzir

Momento de reescrever

Momento de apresentar

Textos em conversa

“A bomba suja”, de Ferreira Gullar e “Uma carniça”, de Charles Baudelaire

Mais da língua

Variedades linguísticas

O português brasileiro

Por que a língua sofre variações

Isso eu ainda não vi

Estrangeirismo

Conversa com arte

Grafite: Alex Senna

Express-se!

Grafites de Panmela Castro e Mauro Neri e desafio “Pimp my carroça”

Leitura puxa leitura

Poemas de Ferreira Gullar

Site de haicais

Traduzir-se, de Ferreira Gullar

Hai Tropikai, de Alice Ruiz e Paulo Leminski

Biblioteca cultural em expansão

Poema e entrevista com Chacal

Paulo Leminski

Toda poesia, de Paulo Leminski

 

Capítulo 2 – Carta aberta: O coletivo em primeiro plano

Leitura 1

“1º de outubro – Dia Nacional e Internacional do Idoso – Carta aberta à população”, de Dra. Iadya Gama Maio

Desvendando o texto

Como funciona uma carta aberta?

Leitura 2

“Carta aberta aos homens de vida pública e ‘boa vontade’”, de Cristina Brugnara Veloso

Refletindo sobre o texto

Páginas especiais

Eu, cidadão

Se eu quiser aprender mais

Os argumentos

Nossa carta aberta na prática

Momento de produzir

Momento de reescrever

Momento de apresentar

Textos em conversa

Carta aberta da AMPID e anúncios sobre maus-tratos contra idosos

Transformando a carta aberta em artigo de opinião

Produção de artigo de opinião

Mais da língua

Adequação e preconceito linguístico

Isso eu ainda não vi

Colocação pronominal

Entre saberes

Projeto de intervenção social

 

Capítulo 3 – Romance: Uma história bem comprida

Leitura 1

A máquina, de Adriana Falcão

Desvendando o texto

Como funciona um romance?

Leitura 2

O menino do pijama listrado, de John Boyne

Refletindo sobre o texto

Se eu quiser aprender mais

O foco narrativo

Meu capítulo de romance na prática

Momento de produzir

Momento de reescrever

Momento de apresentar

Textos em conversa

A máquina e ilustração de Fernando Vilela para o romance

Mais da língua

Predicado nominal

Isso eu ainda não vi

O uso de dois-pontos

Conversa com arte

Espetáculo 60! Década de arromba – Doc. Musical

Express-se!

Musicais Tim Maia: Vale tudo e Elis, a musical; pesquisa e produção de vidding com cenas de filme

Leitura puxa leitura

A máquina, de Adriana Falcão

A máquina, de João Falcão

O menino do pijama listrado, de John Boyne

O menino do pijama listrado, de Mark Herman

Biblioteca cultural em expansão

Lampião & Lancelote, de Fernando Vilela

A invenção de Hugo Cabret, de Brian Selznik

Ilustrações de Jungho Lee

 

Capítulo 4 – Biografia: o registro escrito da vida

Leitura 1

Grande Otelo: uma biografia, de Sérgio Cabral

Desvendando o texto

Como funciona uma biografia?

Leitura 2

Schulz & Peanuts: a biografia do criador do Snoopy, de David Michaelis

Refletindo sobre o texto

Se eu quiser aprender mais

As indicações de tempo

Nossa biografia na prática

Momento de produzir

Momento de reescrever

Momento de apresentar

Textos em conversa

As biografias e entrevista com Mauricio de Sousa

Páginas especiais:

Gifs: animações simples

Transformando a biografia em gif

Produção de gif com base em biografia

Mais da língua

Predicado verbo-nominal

Isso eu ainda não vi

A vírgula entre termos da oração

Entre saberes

Produção de podcast sobre grandes personalidades negras brasileiras

 

Capítulo 5 – Charge: Que delícia de provocação

Leitura 1

Charge de Carlos Myrria

Desvendando o texto

Como funciona uma charge?

Leitura 2

Charge de Amarildo Lima

Refletindo sobre o texto

Páginas especiais

A cobertura de imprensa

Se eu quiser aprender mais

A intertextualidade

Minha charge na prática

Momento de produzir

Momento de reescrever

Momento de apresentar

Textos em conversa

Charge e caricatura

Transformando a charge em comentário de leitor

Produção de comentário de leitor com base em charge

Mais da língua

Pronome relativo

Isso eu ainda não vi

Uso de travessão e de parênteses

Entre saberes

Análise de trecho de entrevista sobre os limites do humor e produção de memes

 

Capítulo 6 – Conto psicológico: O mundo de dentro

Leitura 1

“Medo”, de João Anzanello Carrascoza

Desvendando o texto

Como funciona um conto psicológico?

Leitura 2

“O primeiro beijo”, de Clarice Lispector

Refletindo sobre o texto

Se eu quiser aprender mais

Tempo cronológico e tempo psicológico

Meu conto psicológico na prática

Momento de produzir

Momento de reescrever

Momento de apresentar

Páginas especiais

Minitextos em redes sociais

Textos em conversa

“O primeiro beijo” e pinturas de Gustav Klimt e Angela Oskar

Mais da língua

Orações que caracterizam (subordinadas adjetivas)

Classificação das orações subordinadas adjetivas

Isso eu ainda não vi

Uso das aspas

Conversa com arte

Escultura: obras hiper-realistas de Ron Mueck

Express-se!

Outras esculturas (Ron Mueck, Patricia Piccinini, Paulo Bordhin) e produção de escultura com arame de alumínio

Leitura puxa leitura

Felicidade clandestina, de Clarice Lispector

Pawana, de J. M. G. Le Clézio

O sexto sentido, de M. Night Shyamalan

Mentes que brilham, de Jodie Foster

Biblioteca cultural em expansão

Parque Vigeland – Oslo, Noruega

Labirinto – a magia do tempo, de Jim Hanson

Tokyo Pops (figurino de vinil usado por David Bowie na turnê “Aladdin Sane”, de 1973)

Alice no País das Maravilhas, de Tim Burton

 

Capítulo 7 – Conto e romance de ficção científica: Um pé no futuro

Leitura 1

“Uma semana na vida de Fernando Alonso Filho”, de Jorge Luiz Calife

Desvendando o texto

Como funciona um conto ou um romance de ficção científica?

Leitura 2

O caçador de androides, de Philip K. Dick

Refletindo sobre os textos

Se eu quiser aprender mais

Como podemos introduzir os personagens?

Meu conto de ficção científica na prática

Momento de produzir

Momento de reescrever

Momento de apresentar

Textos em conversa

O caçador de androides e A guerra da inteligência artificial

Mais da língua

Orações que expressam circunstâncias (subordinadas adverbiais)

Valor semântico das conjunções

Outras maneiras de expressar circunstâncias

Isso eu ainda não vi

A correlação verbal nas orações que expressam condição

Conversa com arte

Arquitetura: Krzywy Domek (“casa curva” ou “casa retorcida”) e ilustrações de Jan Marcin

Szancer e Per Dahlberg

Expresse-se!

Arquitetura de outras casas interessantes (Irã, Espanha, Japão e Brasil); produção de projeto arquitetônico

Leitura puxa leitura

Os melhores contos brasileiros de ficção científica: fronteiras, editado por Roberto de Sousa Causo

Da Terra à Lua,  de Júlio Verne

Minority Report – A nova lei, de Philip K. Dick (coletânea) e Steven Spielberg (filme)

Biblioteca cultural em expansão

Manual do Mundo

Space Today

Canal USP – stand up científico

Ciência Hoje das Crianças

 

Capítulo 8 – Artigo de divulgação científica: A arte de tornar simples o complexo

Leitura 1

“Por que as cidades costumam ser mais quentes do que o campo?”, revista Ciência Hoje das Crianças

Desvendando o texto

Como funciona um artigo de divulgação científica?

Leitura 2

“A biologia do Groot”, do canal Nerdologia

Refletindo sobre o texto

Se eu quiser aprender mais

Como tornar uma explicação mais acessível?

Nosso artigo de divulgação científica na prática

Momento de produzir

Momento de reescrever

Momento de apresentar

Textos em conversa

Vídeo do canal Nerdologia e uso de produtos químicos na agricultura

Transformando o artigo de divulgação científica em representação artística

Produção de representação artística com base em artigo de divulgação científica

Mais da língua

Orações desenvolvidas ou reduzidas

Isso eu ainda não vi

Casos especiais de concordância verbal

Entre saberes

Pesquisa e reflexão sobre a ética na divulgação científica, criação de ilustração sobre compartilhamento de fake news e produção de vídeo de divulgação científica

Material Digital

Orientações para a gestão das aulas e acompanhamento de aprendizagem.

Plano de Desenvolvimento - 6º ano - 1º Bimestre
Plano de Desenvolvimento - 6º ano - 4º Bimestre
Plano de Desenvolvimento - 6º ano - 2º Bimestre
Plano de Desenvolvimento - 6º ano - 3º Bimestre

Planos de aula bimestrais ou trimestrais, com atividades para o desenvolvimento de habilidades descritas na BNCC, e indicação de recursos didáticos para utilização nas aulas.

Sequência Didádica - 6º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 4º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 4º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 4º Bimestre

Avaliações bimestrais ou trimestrais acompanhadas por gabarito.

Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 4º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 4º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 4º Bimestre

Material Digital

Orientações para a gestão das aulas e acompanhamento de aprendizagem.

Plano de Desenvolvimento - 7º ano - 1º Bimestre
Plano de Desenvolvimento - 7º ano - 2º Bimestre
Plano de Desenvolvimento - 7º ano - 3º Bimestre
Plano de Desenvolvimento - 7º ano - 4º Bimestre

Planos de aula bimestrais ou trimestrais, com atividades para o desenvolvimento de habilidades descritas na BNCC, e indicação de recursos didáticos para utilização nas aulas.

Sequência Didádica - 7º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 4º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 4º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 4º Bimestre

Avaliações bimestrais ou trimestrais acompanhadas por gabarito.

Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 4º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 4º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 4º Bimestre

Material Digital

Orientações para a gestão das aulas e acompanhamento de aprendizagem.

Plano de Desenvolvimento - 8º ano - 1º Bimestre
Plano de Desenvolvimento - 8º ano - 2º Bimestre
Plano de Desenvolvimento - 8º ano - 3º Bimestre
Plano de Desenvolvimento - 8º ano - 4º Bimestre

Planos de aula bimestrais ou trimestrais, com atividades para o desenvolvimento de habilidades descritas na BNCC, e indicação de recursos didáticos para utilização nas aulas.

Sequência Didádica - 8º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 4º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 4º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 4º Bimestre

Avaliações bimestrais ou trimestrais acompanhadas por gabarito.

Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 4º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 4º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 4º Bimestre

Material Digital

Orientações para a gestão das aulas e acompanhamento de aprendizagem.

Plano de Desenvolvimento - 9º ano - 1º Bimestre
Plano de Desenvolvimento - 9º ano - 2º Bimestre
Plano de Desenvolvimento - 9º ano - 3º Bimestre
Plano de Desenvolvimento - 9º ano - 4º Bimestre

Planos de aula bimestrais ou trimestrais, com atividades para o desenvolvimento de habilidades descritas na BNCC, e indicação de recursos didáticos para utilização nas aulas.

Sequência Didádica - 9º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 4º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 4º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 4º Bimestre

Avaliações bimestrais ou trimestrais acompanhadas por gabarito.

Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 4º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 4º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 4º Bimestre
Veja também

Obras literárias relacionadas

BNCC

Saiba mais sobre o documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.