Singular & Plural – Língua Portuguesa

Marisa Balthasar, Shirley Goulart
Código da coleção: 0355P20012
Proposta pedagógica
  • Gêneros textuais explorados passo a passo.
  • Esquemas progressivos com os conceitos gramaticais.
  • Boxe para sistematização e reflexão sobre os conteúdos ao final de cada capítulo.
  • Volumes organizados em 4 unidades.
  • Temas atuais conectados ao universo dos alunos.
  • Seção “Galeria”: textos extras complementam o trabalho das unidades.
  • Manual do professor com fichas de apoio.
Compartilhar:
Compartilhar:
Compartilhar:
Compartilhar:
Destaques da Coleção

BNCC

(Base Nacional Comum Curricular)

Conteúdo programático

UNIDADE 1

Capítulo 1: Cartas pessoais — Dos correios aos e-mails

Leitura — Atividade 1: Conhecendo alguns trechos de romance

Trecho 1: Fazendo meu filme, de Paula Pimenta

Trecho 2: Fazendo meu filme, de Paula Pimenta

Leitura — Atividade 2: Leitura e roda de conversa: explorando a notícia

Em busca de histórias de migrantes em SP, artistas se oferecem para escrever cartas, de Rodrigo Russo

Produção de texto

Conhecendo o gênero — Carta pessoal

Atividade 1: Cartas, cartas e mais cartas

Atividade 2: Para que cartas pessoais?

Atividade 3: Roda de conversa sobre a escrita de cartas pessoais

Produzindo o texto — Carta pessoal

Galeria

Carta aberta ao Homem-Aranha, de Lourenço Diaféria

 

Capítulo 2: Histórias (re)vividas — Lembrar, relatar e narrar

Leitura 1 — O fotógrafo que é cabinha de nascença, de Samuel Macedo

Leitura 2 — Meu vô Apolinário: um mergulho no rio da (minha) memória, de Daniel Munduruku

Leitura 3 — Infância, de Graciliano Ramos

Roda de leitura

Galeria

Texto 1: Jeitos de olhar, de Gabriela Romeu

Texto 2: O olho de vidro do meu avô, de Bartolomeu Campos de Queirós

Texto 3: O menino que a Caipora carregou, de Marileide dos Santos

 

Capítulo 3: Língua e linguagem

Tópico 1 — Linguagem, língua e produção de sentidos

Linguagem

Língua

Tópico 2 — Enunciado, discurso, intencionalidade e sentido

Tópico 3 — Língua e mudança, língua e variação, o uso da língua e as situações de

comunicação

Língua e mudança

Língua e variação

O uso da língua e as situações de comunicação

 

UNIDADE 2

Capítulo 4: Informação e opinião: O campo jornalístico em foco

Leitura – Atividade 1: Leitura e roda de conversa: gêneros jornalísticos

Texto 1: MC Soffia: rapper de 12 anos combate racismo e questiona padrões, de Larissa Lins

Texto 2: Carta ao leitor: a Felicidade são os outros, de Alexandre Verssignassi

Texto 3: Adolescentes ciganos, em Descolad@s – Revista de Direitos Humanos

Produção de texto

Atividade 1: De olhos bem abertos para problemáticas da esfera jornalística

Atividade 2: Conhecendo a notícia de perto

Atividade 3: A importância dos recortes e das escolhas das palavras para construir os sentidos que pretendemos

Produzindo o texto — Notícia

Galeria

 

Capítulo 5: Oficinas com histórias (re)vividas

Leitura 1

Texto 1: O garoto da camisa vermelha, de Otávio Júnior

Texto 2: O livreiro do Alemão, de Otávio Júnior

Oficina de leitura e criação: Participação em roda de leitura sobre leitura livre

Para refletir: retratos de minhas leituras

Leitura 2

Oficina de leitura e criação — Narrativas autobiográficas

Roda de leitura — Lembranças de nossas infâncias

Galeria

Imagem 1 — Criança no Quilombo da Lapinha

Imagem 2 — Crianças brincando

 

Capítulo 6: Língua e significação (léxico)

Tópico 1 — Polissemia e contextos

Texto 1: Proféticos, de Rafael Marçal

Texto 2: Hagar, o Horrível, de Dik Browne

Denotação e conotação

Sinônimos: conotação e sentidos

Antônimos: conotação e sentidos

Tópico 2 — Processos de formação de palavras e novos sentidos: derivação e composição

Língua, palavra e significação

O conjunto de palavras da língua portuguesa: nosso léxico

Processos de formação de palavras

 

UNIDADE 3

Capítulo 7: Internet e redes sociais — Usos e abusos

Leitura — Atividade 1: Leitura de gráficos

Gráfico 1: Proporção de entrevistados que possuem perfil em redes sociais, por faixa etária (de 9 a 17 anos)

Infográfico — Idade mínima para ter contas em redes sociais

Leitura — Atividade 2: Leitura de reportagem

Por que estas entidades criticam o “Messenger Kids” lançado pelo Facebook

Produção de texto

Conhecendo o gênero: cartas de leitor e comentários na internet

Atividade 1: O que são, para que servem e onde circulam as cartas de leitor e os comentários na internet

Atividade 2: A linguagem usada e a escolha das palavras

Atividade 3: Os tipos de argumentos para sustentar a opinião

Produzindo o texto — comentário

Galeria

Texto 1: Se pudessem ditar as regras, a primeira seria: não poste sobre mim na mídia social, de Ann Arbor

Texto 2: 10 benefícios da internet para as crianças, de Alba Caraballo.

 

Capítulo 8: Lugares da infância — Lugares de poesia

Texto 1: Oficina de transfazer natureza, de Martha Barros

Texto 2: Manoel por Manoel, de Manoel de Barros

Leitura

Texto 1: Boitempo, de Carlos Drummond de Andrade

Texto 2: Boi tenho (Fragmentos), de Elisa Lucinda

Texto 3: Canção do ver (Fragmentos), de Manoel de Barros

Oficina de leitura e criação — Produção de poemas

Galeria

Texto 1: Imprecisa premissa, de Paulo Leminski

Texto 2: Cidadezinha qualquer, de Carlos Drummond de Andrade

Texto 3: Manhas de minha cidade, Maíra Chaves Santos

Texto 4: Como é viver em Curitiba, de Gustavo Kuster Meneghetti

 

Capítulo 9: Língua e gramática

Tópico 1 — Gramaticalidade da língua

Seleção e combinação: os dois eixos da língua

Tópico 2 — Frase e oração

Tópico 3 — Classes de palavras

Organizamos as palavras em categorias

Palavras que variam e palavras que não variam

Atividades

 

UNIDADE 4

Capítulo 10: Espaços de divulgação científica

Textos 1 e 2: Um sábado qualquer, de Carlos Ruas

Leitura — Atividade 1: Leitura colaborativa de notícia

Texto: Macacos infectados pela febre amarela não contagiam os seres humanos

Leitura — Atividade 2: Leitura do texto e apresentação oral

Texto 1: Lei antibullying reforça a valorização dada às crianças, de Marsílea Gombata

Texto 2: Adolescentes nunca dormiram tão pouco — e celular é o vilão, de Pâmela Carbonari

Texto 3: Anhanguera, abacaxi, Tietê: a contribuição das línguas indígenas para o português que falamos hoje

Texto 4: De onde vêm as ideias para os superpoderes?, de Lucas Miranda

Produção de texto

Conhecendo o gênero – Apresentação oral

Atividade 1: O que é uma apresentação oral e para que serve?

Atividade 2: O que fazer e o que não fazer em uma apresentação oral?

Atividade 3: Como planejar a fala da apresentação oral

Produzindo o texto — apresentação oral

Galeria

Texto 1: Cafundó: língua e memória quilombolas

Texto 2: Doença causada pela Salmonella dizimou civilização asteca, diz estudo

 

Capítulo 11: Quando a palavra ganha vida no palco — Leitura de textos teatrais

Oficina de leitura e criação — Contação de histórias com personagens do folclore brasileiro

Leitura 1

Texto 1: Uma saga musical, de Gabriela Romeu

Texto 2: Cena da peça teatral Quem tem medo de curupira?, de Zeca Baleiro

Texto 3: João Serra Madeira (cena 2)

Oficina de leitura e criação — Resgate da canção infantojuvenil

“Meu limão, meu limoeiro”

Leitura 2: Jacarandá (cena 5)

Oficina de leitura e criação — Leitura dramática de cena de Quem tem medo de Curupira?

Galeria

Auto da Compadecida (Fragmento), de Ariano Suassuna

 

Capítulo 12: Os substantivos e as classes de palavras que os especificam

Tópico 1 — Substantivos — função, variação e classificação

Gaturro 2, de Nik

Classificação dos substantivos

A importância dos substantivos no texto

Tópico 2 — As classes de palavras que especificam os substantivos no texto

Atividades

UNIDADE 1

Capítulo 1: A diversidade cultural nas preferências musicais

Leitura – Atividade 1: O gosto musical em palavras e números, de Daniel Mariani e

Guilherme Falcão

Paradas brasileiras

Ritmo mais tocado

Ranking global

Gráfico 1: O gosto musical dos países de acordo com o Spotify, de Daniel Mariani e Guilherme Falcão

Gráfico 2: O gosto musical dos países segundo o Spotify, de Daniel Mariani e Guilherme Falcão

Atividade 2: Leitura de textos jornalísticos e de divulgação e roda de conversa

Texto para o grupo 1: Conheça 15 capitais musicais ao redor do mundo

Texto para o grupo 2: Pluralidade cultural do Recife é exemplo de tolerância às diferenças

Texto para o grupo 3: Conheça os ritmos típicos carimbó e tecnobrega, de Ana Beatriz Rosa

Produção de texto – Conhecendo o gênero: reportagem

Atividade 1: Por dentro da reportagem: a voz do repórter e a seleção das fontes das informações

Atividade 2: Como as vozes aparecem nos textos jornalísticos

Atividade 3: Observando os títulos e os modos de iniciar uma reportagem

Reportagem 1: Pluralidade cultural do Recife é exemplo de tolerância às diferenças

Reportagem 2: Até onde a mídia influencia na escolha do gosto musical?, de Leilane Andrade

Reportagem 3: Quem são os Brô MC’s, primeiro grupo de rap indígena do Brasil, de Beatriz Montesanti

Atividade 4: Planejando enquetes e divulgando os dados verbalmente

Galeria

 

Capítulo 2: Vida à vista — Leitura e apreciação de reprodução de pintura, canção e crônica

The Brazilian Coast 4, de Toninho Cury

Saudade de Itapoã, de Dorival Caymmi

Leitura: Mar, de Rubem Braga

Oficina de leitura e criação: Roda de leitura com outras crônicas de Rubem Braga

Ficha de apoio à produção e à avaliação da curadoria de crônica e preparo da leitura para ser apresentada na roda

Galeria

 

Capítulo 3 — Verbos: Emprego e sentido dos tempos e modos verbais

Conceito de verbo

Tirinha de Calvin e Haroldo, de Bill Watterson

“Mosquitinho”, em As melhores piadas para crianças, organizado por Luiz Aviz

Modo verbal

“Paraíso”, de José Paulo Paes

Tempos verbais

Tirinha de Bugio, o pai 2, de Willian Raphael Silva

Os tempos do indicativo

“Furto de flor”, de Carlos Drummond de Andrade

Os tempos do subjuntivo

Imperativo

Formas nominais

“E se a Lua não existisse mais?”, de Naelton de Araujo

 

UNIDADE 2

Capítulo 4 — Direitos humanos nas diferenças

Atividade 1: Conhecendo nossos direitos

Leituras

Constituição da República Federativa do Brasil – Preâmbulo

Atividade 2: Conhecendo a Declaração Universal dos Direitos Humanos

Vale a pena ver!: Os Estatutos do Homem, de Thiago de Mello

Atividade 3: Leitura e roda de conversa sobre textos legais

Texto 1: Estatuto da Juventude

Texto 2: Estatuto da Igualdade Racial

Texto 3: Estatuto da Criança e do Adolescente

Texto 4: Estatuto do Idoso

Produção de texto

Conhecendo o gênero: cartaz publicitário

Atividade 1: O que é um cartaz publicitário e para que serve?

Atividade 2: As linguagens e a construção de sentidos nos cartazes

Produzindo o texto

Ficha de orientação para a produção e avaliação dos cartazes

Galeria

 

Capítulo 5 — Práticas com leitura de crônicas, canções e produção de crônicas por meio de paródias

Leitura: Comédias para se ler na escola, de Luis Fernando Verissimo

“Outro você”, Luis Fernando Verissimo

Oficina de leitura e criação: curadoria de canções da Bossa Nova para composição de playlist

Leitura: “O apagar da velha chama”, de Luis Fernando Verissimo

Oficina de leitura e criação: crônicas com paródias de canções

Ficha de apoio à produção e à avaliação da crônica

Galeria

 

Capítulo 6 — A construção da oração I: Foco no sujeito

Sujeito e predicado

O verbo e a concordância com o núcleo do sujeito

Tipos de sujeito

Sujeito simples e sujeito composto

Leitura: “Tristão e Isolda”

Sujeito desinencial e sujeito indeterminado

Tirinha de Níquel Náusea, de Fernando Gonsales

Oração sem sujeito

Leitura de manchetes

A posição do sujeito na frase

“O rato e a ratazana”, de Tatiana Belinky

“Manhã”, de Sérgio Capparelli

Concordância verbal em orações na ordem direta (invertidas)

“Nel mezzo del camin…”, de Olavo Bilac

 

UNIDADE 3

Capítulo 7 — Adolescência e consumo

Leitura: O direito de adolescentes à mesada, de Rui Rodrigues Aguiar

Atividade 1 – Leitura colaborativa: Consumismo e baixa autoestima formam círculo vicioso, de Helio Mattar

Atividade 2 – Leitura para estudo: Identidade parcelada, de Escola de jornalismo Énois

Produção de texto

Conhecendo o gênero: pôster ou painel

Atividade 1: O que é um painel ou pôster, onde circula e para que serve?

Atividade 2: Analisando o que pode compor um pôster ou painel

Criança e consumo: discutindo a cultura infantil contemporânea, de Vanessa Pustai

Atividade 3: Estudando mais as seções do pôster ou painel

Atividade 4: Tabulando dados e produzindo gráficos e infográficos

Produzindo o texto

Galeria

 

Capítulo 8 — A poesia do cordel

Leitura: Em versos singelos, de Alexandre Pavan

Oficina de leitura e criação

Consulta a cordeltecas, curadoria e leitura de folhetos de cordel

Ficha de apoio à produção e à avaliação da curadoria de cordel e preparo da leitura para ser apresentada em roda

Leitura: O Rei do Mar-Sem-Fim, de Severino Borges Silva

Oficina de leitura e criação

Produção de cordel com protagonismo da personagem feminina

Ficha de apoio à produção e à avaliação de versos de cordel –

Outro desfecho para o Rei do Mar-Sem-Fim

Galeria

 

Capítulo 9 — A construção da oração II: Foco no predicado

Predicado

“Ensinamento”, de Adélia Prado

Verbos de ligação

Verbos transitivos e intransitivos

Leitura de piada

Transitividade de verbos significativos

Contexto e transitividade verbal

Complementos verbais: objetos direto e indireto

Tirinha de Snoopy, de Charles Schulz

Transitividade dos verbos e seus complementos

Predicativo do objeto

Verbo seguido por se e concordância

 

UNIDADE 4

Capítulo 10 — Meio ambiente e participação política

Leitura: Atividade 1 – Compreendendo os problemas ambientais

“Os cinco maiores problemas ambientais do mundo e suas soluções”, de Nils Zimmermann

Atividade 2 – Leitura: o caso do lixo no Brasil

Brasil de vento em popa, de Benett

“Os números ‘malcheirosos’ da gestão de lixo no Brasil”, de Vanessa Barbosa

Atividade 3 – Leitura colaborativa: participação política

“Convívio com lama e lixeira viciada incomoda moradores de bairro periférico de Macapá”, de Rita Torrinha

Produção de texto

Conhecendo o gênero: carta de solicitação e de reclamação

Atividade 1: Reclamar ou solicitar, eis a questão!

Carta de solicitação e carta de reclamação

Texto 1: carta de solicitação

Texto 2: carta de reclamação

Atividade 2: A argumentação em cartas de reclamação e de solicitação

Atividade 3: A organização das cartas de solicitação e de reclamação

Atividade 4: Organizando e “costurando” as partes do texto

Atividade 5: Debatendo os problemas e encaminhando soluções

Ficha de apoio à produção e à avaliação de carta de reclamação ou de solicitação

Galeria

 

Capítulo 11 — O cordel vai ao teatro

Romance do Reino do Mar-Sem-Fim, de Severino Borges Silva

Leitura: Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna

Oficina de leitura e criação

Brincadeiras com mamulengo

Ficha de apoio à produção e à avaliação de técnicas do teatro de mamulengo

Galeria

 

Capítulo 12 — Figuras de linguagem

Metáfora

Tirinha de Armandinho, de Alexandre Beck

Manchete de jornal – Azedou: leite longa vida aumenta 17,6% na capital

Metonímia

“Pela luz dos olhos teus”, de Vinicius de Moraes

Personificação

Tirinha de Armandinho, de Alexandre Beck

Reportagem: “O frio bate à sua porta!”

Hipérbole

“Por você”, de Maurício Barros, Mauro Santa Cecília e Roberto Frejat

Sinestesia

“603”, de Fernando Pessoa

Ironia

Tirinha de Garfield, de Jim Davis

Charge de Cazo

Anexos

Referências bibliográficas

UNIDADE 1

Capítulo 1 — Eu e o outro — A ética nas relações pessoais

Leitura

Atividade 1 — Por que existe o bullying e como lidar com ele?

Manual do bullying: Por que existe e como lidar?, de Sofia Duarte

Atividade 2 — Qual é a diferença entre bullying e deboche?

Existe diferença entre deboche e bullying?, de André Cabette Fábio

Produção de texto

Conhecendo o gênero — Debate

Atividade 1 — O que fazer em caso de bullying?

Entrevista sobre a lei antibullying com Carlos Kremer, Presidente da Comissão

Especial da Criança e do Adolescente da OAB 25

Atividade 2 — Os diferentes tipos de argumento

Produzindo o texto — Debate

Galeria

 

Capítulo 2 — O mistério dos contos fantásticos

Leitura 1

A queda da Casa de Usher, de Edgar Allan Poe

Do maravilhoso ao fantástico – Quem conta um conto…

Leitura 2

Antes da leitura — O que era e o que fazia um sinaleiro?

Texto 1: O sinaleiro (parte 1), de Charles Dickens

Texto 2: O sinaleiro (parte 2), de Charles Dickens

Texto 3: O sinaleiro (parte 3), de Charles Dickens

Texto 4: O sinaleiro (parte 4), de Charles Dickens

Oficina de leitura e criação — Leituras e paisagens sonoras de O sinaleiro

Galeria

 

Capítulo 3 — Períodos compostos: coordenação e subordinação

Tópico 1 – Período simples e período composto

Período composto por coordenação e período composto por subordinação

Tópico 2 – Período composto por coordenação I

Orações coordenadas sindéticas e assindéticas

Oração coordenada sindética aditiva e oração coordenada sindética adversativa

Atividades

 

UNIDADE 2

Capítulo 4 — Retratos de adolescências

Infográfico 1 — O perfil da geração Z 66

Infográfico 2 — As crianças do passado versus a criança da internet

Leitura

Atividade 1 — Leitura de reportagem

Gloob apresenta pesquisa que traça perfil da geração Alpha, de Canal Gloob e Play Conteúdo Inteligente

Atividade 2 — Roda de leitura

Texto 1: Adolescentes e jovens indígenas identificam e apresentam soluções para os problemas e desafios de suas etnias, de Unicef

Texto 2: Quilombolas — Resistência renovada, de Bárbara Pansardi

Roda de conversa

Produção de texto

Conhecendo o gênero — Infográficos para divulgação de dados de pesquisa

Atividade 1 — Infográfico — O que é e para que serve?

Atividade 2 — Estudando os recursos que podem compor um infográfico

Atividade 3 — Diferentes estilos de infográficos e organização das informações

Produzindo o texto — Pesquisa e produção de infográfico

Galeria

 

Capítulo 5 — Práticas com leitura de conto. Fruição, curadoria e produção de minicontos

Os minicontos e seus implícitos

Oficina de leitura e criação – Apreciação, curadoria e circulação de minicontos

Leitura

As formigas, de Lygia Fagundes Telles

Oficina de leitura e criação — Produção de minicontos (multimodais) inspirados em contos fantásticos de Lygia Fagundes Telles

Galeria

 

Capítulo 6 — Períodos compostos por coordenação

Tópico — Orações coordenadas sindéticas explicativas, alternativas e conclusivas

Orações coordenadas sindéticas explicativas

Orações coordenadas sindéticas alternativas

Orações coordenadas sindéticas conclusivas

Atividades

 

UNIDADE 3

Capítulo 7 — O que temos e o que queremos

Leitura

Atividade 1 — Direitos básicos: em busca da aplicação das leis

Crianças e adolescentes processam governos por mudança do clima, de João Ozorio de Melo

Atividade 2 — Quando o abaixo-assinado vira notícia

Estudante inicia abaixo-assinado para melhorar a “pracinha do skate”

Produção de texto

Conhecendo o gênero — abaixo-assinado

Atividade 1 — O que são e onde circulam os abaixo-assinados

Espaço destinado ao skate em Umuarama

Atividade 2 — Modos de circulação e de organização dos abaixo-assinados

Abaixo-assinado “Muita luz com o fim do túnel”

Atividade 3 — Como argumentar em abaixo-assinados?

Atividade 4 — Chegando a algumas conclusões sobre abaixo-assinados

Produzindo o texto — Abaixo-assinado

Galeria

 

Capítulo 8 — Intervenções poéticas

Leitura 1

No meio do caminho, de Carlos Drummond de Andrade

Leitura 2

Quadrilha, de Carlos Drummond de Andrade

Oficina de leitura e criação — Leitura compartilhada de um poema: seus implícitos, relações de intertextualidade e sentidos

Leitura 3

Antes da leitura

Guia prático de como fazer lambe-lambes em sua cidade, de Greenpeace

Oficina de leitura e criação — Intervenção poética: poemas mudando sentidos de nossos caminhos

Galeria

 

Capítulo 9 — As classes de palavras na construção da coesão textual

Tópico — Coesão textual e classes de palavras

Pronome: antecipação ou retomada no texto

Substantivo: recurso para substituição lexical

Numeral: estratégia para a organização textual

Conjunção: articulação entre ideias

Atividades

 

UNIDADE 4

Capítulo 10 — Preconceitos e desigualdades

Leitura

Atividade 1 — Leitura colaborativa: estereótipo, discriminação, preconceito

Estereótipos e preconceitos: diferenças

Atividade 2 — Leitura de textos jornalísticos e roda de conversa

Você sabe o que é etnocentrismo e relativismo cultural?, de Natália Becattini

Os perigos de uma história única, de Chimamanda Adichie

Escola pública cria projeto contra preconceito com imigrantes

Fechando a roda…

Produção de texto

Conhecendo mais o gênero — Reportagem audiovisual

Atividade 1 — O papel do pauteiro

Atividade 2 — O papel do repórter na entrevista

Atividade 3 — O papel do repórter e da equipe de filmagem na produção das imagens

Atividade 4 — Os papéis do repórter e do editor no roteiro de edição

Produzindo o texto — Reportagem audiovisual

Galeria

 

Capítulo 11 — Leituras de Dom Casmurro, romance, teledramaturgia e leitura expressiva em vídeo

Leitura 1

Olhos de ressaca, de Machado de Assis

Leitura 2

Antes da leitura

Durante a leitura

Capitu, de Machado de Assis

Oficina de leitura e criação — “Novas casmurrices” – produção de vídeos com leituras do romance de Machado de Assis

Galeria

 

Capítulo 12 — Figuras de linguagem

Tópico — Gradação, repetição, eufemismo e antítese

Gradação

Diferença entre gradação e enumeração

Repetição

Eufemismo

Antítese

Atividades

ANEXO

Referências bibliográficas

UNIDADE 1

Capítulo 1 — A verdade e a mentira no jornalismo científico em tempos de fake news

Leitura

Atividade 1 — Fake news e a “pós-verdade”

Genealogia da desinformação!, de Vaza, Falsiane

Produção de texto

Conhecendo o gênero — Reportagem

Atividade 1 — A importância em construir conhecimento

Nem plana, nem redonda: definir a forma exata da Terra é um desafio, de Carla

Madureira Cruz

Atividade 2 — Confrontando diferentes informações

A “ciência” da Terra plana, de Superinteressante

Atividade 3 — Comparando informações

Produzindo o texto

Galeria

 

Capítulo 2 — Práticas com romance juvenil da literatura portuguesa contemporânea

Leitura

Texto 1: Prólogo, de Alice Vieira

Texto 2: Meia hora para mudar a minha vida, de Alice Vieira

Galeria

 

Capítulo 3 — Períodos compostos por subordinação I

Tópico 1: Período composto por coordenação e por subordinação

Tópico 2: Orações subordinadas substantivas

Tópico 3: Oração subordinada substantiva subjetiva

Tópico 4: Oração subordinada substantiva predicativa

Tópico 5: Oração subordinada substantiva apositiva

Tópico 6: Oração subordinada substantiva objetiva direta

Tópico 7: Oração subordinada substantiva objetiva indireta

Tópico 8: Oração subordinada substantiva completiva nominal

Tópico 9: Oração subordinada substantiva reduzida

Atividades

 

UNIDADE 2

Capítulo 4 — Adolescência e sexualidade

Leitura

Atividade 1 — Leitura colaborativa: Sexualidade e promoção de saúde entre os jovens

Direitos humanos, cidadania sexual e promoção de saúde: diálogos de saberes entre pesquisadores e adolescentes, de Maria Helena Campos et al.

Atividade 2 — Leitura e roda de conversa: Sexualidade e saúde

Texto 1: Brasil tem taxa de gravidez na adolescência acima da média, de Catraquinha

Texto 2: Adolescentes iniciam vida sexual cada vez mais cedo, de Jornal da USP

Texto 3: O que é o HPV, que atinge metade da população jovem brasileira, de Luiza

Bandeira

Produção de texto

Conhecendo o gênero — Seminário

Atividade 1 — O que é seminário

Atividade 2 — Resumindo textos – apagando e generalizando informações

Atividade 3 — Sintetizando informações

Atividade 4 — A apresentação oral no seminário

Produzindo o texto

 

Capítulo 5 — Práticas de leitura com romance juvenil

Leitura

Texto 1: Capítulo 18, de Alice Vieira

Texto 2: Epílogo, de Alice Vieira

Oficina de leitura e criação — Produção de contos inspirados no estilo de Alice Vieira

– Variações de Meia hora para mudar a minha vida

Galeria

 

Capítulo 6 — Períodos compostos por subordinação II

Tópico 1: Orações subordinadas adjetivas

Oração subordinada adjetiva explicativa e restritiva

Oração subordinada adjetiva reduzida

Tópico 2: Oração subordinada adverbial

Oração subordinada adverbial temporal

Oração subordinada adverbial condicional

Oração subordinada adverbial proporcional

Atividades

 

UNIDADE 3

Capítulo 7 — Corrupção: o que é e como se combate?

Leitura

Atividade — Leitura colaborativa: ética e liberdade

Capítulo 3: Faça o que quiser, de Fernando Savater

Produção de texto

Conhecendo o gênero — Artigo de opinião

Atividade 1 — Artigo de opinião — o que é, para que serve e como se faz?

Atividade 2 — Os movimentos argumentativos

Texto 1: Trote nas universidades deve ser proibido? Sim, de Antonio Almeida e Oriowaldo Queda

Texto 2: Trote nas universidades deve ser proibido? Não, Víctor Gabriel Rodríguez

Atividade 3 — A modalização no artigo de opinião

Produzindo o texto

 

Capítulo 8 — Africanidades, poesia e ritmo na música brasileira

Leitura 1

Clementina de Jesus, de Museu Afro Brasil

Leitura 2

Texto 1: Canto II

Texto 2: Ponto de jongo

Oficina de leitura e criação — Produção de programa de rádio — Africanidades na música brasileira

Galeria

 

Capítulo 9 — Períodos compostos por subordinação III

Tópico 1: Orações subordinadas adverbiais

Oração subordinada adverbial comparativa

Oração subordinada adverbial consecutiva

Oração subordinada adverbial causal

Oração subordinada adverbial concessiva

Oração subordinada adverbial final

Oração subordinada adverbial conformativa

Tópico 2: Orações subordinadas adverbiais reduzidas

Atividades

 

UNIDADE 4

Capítulo 10 — Final do Ensino Fundamental − o que sabemos e queremos do Ensino Médio!

Leitura

Atividade 1 — Conhecendo um pouco sobre o Ensino Médio

Ensino Médio é a etapa que vai exigir mais atenção do próximo governo, de Mariana Tokarnia

Atividade 2 — Leituras e roda de conversa: Desafios e possibilidades do Ensino Médio

Texto 1: Cresce o número de jovens entre 15 e 29 anos que não estudam nem trabalham, de Ana Carolina Moreno

Texto 2: Pesquisa do IBGE mostra grande desejo dos brasileiros por qualificação profissional, de Helayne Boaventura.

Texto 3: Ensino Médio deve visar, mais que vestibular, o gosto pelo saber, diz pesquisadora, de Silvia Gasparian Colello

Produção de texto

Conhecendo o gênero — podcast

Atividade 1 — Comparando dois formatos de podcasts

Texto 1: Braincast 284 – Tecnologia e o Futuro da Educação (transcrição do áudio)

Texto 2: Juventude, protagonismo e transformação social (transcrição do áudio

Atividade 2 — Da pauta ao roteiro de edição

Produzindo o texto

 

Capítulo 11 — Novos leitores na barca medieval: práticas com Auto da barca do inferno

Leitura

Auto da barca do inferno, de Gil Vicente

Oficina de leitura e criação — Produção de pequenas cenas de humor (esquetes)

inspiradas em autos vicentinos

Galeria

 

Capítulo 12 — Figuras de linguagem

Tópico 1: Aliteração e seus efeitos de sentido

Tópico 2: Assonância e seus efeitos de sentido

Tópico 3: Paronomásia e seus efeitos de sentido

Atividades

ANEXO

Referências bibliográficas

Material Digital

Orientações para a gestão das aulas e acompanhamento de aprendizagem.

Plano de Desenvolvimento - 6º ano - 1º Bimestre
Plano de Desenvolvimento - 6º ano - 2º Bimestre
Plano de Desenvolvimento - 6º ano - 3º Bimestre
Plano de Desenvolvimento - 6º ano - 4º Bimestre

Planos de aula bimestrais ou trimestrais, com atividades para o desenvolvimento de habilidades descritas na BNCC, e indicação de recursos didáticos para utilização nas aulas.

Sequência Didádica - 6º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 4º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 4º Bimestre
Sequência Didádica - 6º ano - 4º Bimestre

Avaliações bimestrais ou trimestrais acompanhadas por gabarito.

Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 4º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 4º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 6º ano - 4º Bimestre

Material Digital

Orientações para a gestão das aulas e acompanhamento de aprendizagem.

Plano de Desenvolvimento - 7º ano - 1º Bimestre
Plano de Desenvolvimento - 7º ano - 2º Bimestre
Plano de Desenvolvimento - 7º ano - 3º Bimestre
Plano de Desenvolvimento - 7º ano - 4º Bimestre

Planos de aula bimestrais ou trimestrais, com atividades para o desenvolvimento de habilidades descritas na BNCC, e indicação de recursos didáticos para utilização nas aulas.

Sequência Didádica - 7º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 4º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 4º Bimestre
Sequência Didádica - 7º ano - 4º Bimestre

Avaliações bimestrais ou trimestrais acompanhadas por gabarito.

Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 4º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 4º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 7º ano - 4º Bimestre

Material Digital

Orientações para a gestão das aulas e acompanhamento de aprendizagem.

Plano de Desenvolvimento - 8º ano - 1º Bimestre
Plano de Desenvolvimento - 8º ano - 2º Bimestre
Plano de Desenvolvimento - 8º ano - 3º Bimestre
Plano de Desenvolvimento - 8º ano - 4º Bimestre

Planos de aula bimestrais ou trimestrais, com atividades para o desenvolvimento de habilidades descritas na BNCC, e indicação de recursos didáticos para utilização nas aulas.

Sequência Didádica - 8º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 4º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 4º Bimestre
Sequência Didádica - 8º ano - 4º Bimestre

Avaliações bimestrais ou trimestrais acompanhadas por gabarito.

Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 4º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 4º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 8º ano - 4º Bimestre

Material Digital

Orientações para a gestão das aulas e acompanhamento de aprendizagem.

Plano de Desenvolvimento - 9º ano - 1º Bimestre
Plano de Desenvolvimento - 9º ano - 2º Bimestre
Plano de Desenvolvimento - 9º ano - 3º Bimestre
Plano de Desenvolvimento - 9º ano - 4º Bimestre

Planos de aula bimestrais ou trimestrais, com atividades para o desenvolvimento de habilidades descritas na BNCC, e indicação de recursos didáticos para utilização nas aulas.

Sequência Didádica - 9º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 1º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 2º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 3º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 4º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 4º Bimestre
Sequência Didádica - 9º ano - 4º Bimestre

Avaliações bimestrais ou trimestrais acompanhadas por gabarito.

Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 1º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 2º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 3º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 4º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 4º Bimestre
Acompanhamento de aprendizagem - 9º ano - 4º Bimestre
Veja também

Obras literárias relacionadas

BNCC

Saiba mais sobre o documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.