Identidade em ação | Projetos Integradores – Arte, História e Geografia

Paulo Ferraz de Camargo Oliveira
Código da coleção: 0305P20503
Proposta pedagógica
  • Estrutura fixa e sequência didática em cada projeto com desenvolvimento, sistematização, apresentação e avaliação do desempenho dos alunos.
  • Produtos voltados para a arte e tecnologia contribuem como componente de inovação.
  • Trabalhos em equipe para o desenvolvimento das competências socioemocionais.
  • Sugestões de pesquisa de formação cultural e humanística.
  • Valorização da diversidade e da pluralidade social brasileira ao abordar povos indígenas, afro-brasileiros, migrantes, entre outros.
  • Temática voltada ao mercado de trabalho de forma mais filosófica e reflexiva, estimulando os alunos a pensarem em seus projetos de vida.
Compartilhar:
Compartilhar:
Destaques da Coleção

BNCC

(Base Nacional Comum Curricular)

Conteúdo programático

6º e 7º anos

A COLEÇÃO DE PROJETOS INTEGRADORES

O Projeto Integrador

Conhecimentos integrados

 

6º ano

PROJETO 1 PAISAGEM TAMBÉM É DOCUMENTO – PRODUÇÃO DE FÔLDER

Etapa 1 – No início, era a natureza

Etapa 2 – Paisagens humanas

Etapa 3 – Pela janela

Etapa 4 – O tempo da natureza e o tempo dos seres humanos

Etapa 5 – Retomando as etapas do projeto e encaminhando o produto final

Etapa 6 – Avaliando o projeto

 

PROJETO 2 NO MEU TEMPO, AQUI ERA… – PRODUÇÃO DE VIDEOINSTALAÇÃO

Etapa 1 – Este lugar me é tão…

Etapa 2 – Puxando pela memória

Etapa 3 – Janelas para o passado

Etapa 4 – Aqui é a nossa casa

Etapa 5 – Retomando as etapas do projeto e encaminhando o produto final

Etapa 6 – Avaliando o projeto

 

PROJETO 3 DERRUBA OU DEIXA? – ORGANIZAÇÃO DE DEBATE ABERTO

Etapa 1 – A natureza sempre foi explorada

Etapa 2 – Danos reversíveis e irreversíveis

Etapa 3 – Natureza e progresso

Etapa 4 – Formas de preservar a natureza

Etapa 5 – Retomando as etapas do projeto e encaminhando o produto final

Etapa 6 – Avaliando o projeto

 

PROJETO 4 ESTE LUGAR NÃO É SÓ MEU, É NOSSO! – PRODUÇÃO DE ROTEIRO DE PEÇA TEATRAL

Etapa 1 – Encontrando, a gente se (des)entende

Etapa 2 – Separando os espaços

Etapa 3 – Territórios demarcados

Etapa 4 – Fronteiras invisíveis: cenas do cotidiano

Etapa 5 – Retomando as etapas do projeto e encaminhando o produto final

Etapa 6 – Avaliando o projeto

 

7º ano

PROJETO 5 PARA CIMA E PARA BAIXO, DE UM LADO PARA OUTRO – PRODUÇÃO DE MAQUETE

Etapa 1 – Cidades de vários jeitos

Etapa 2 – A memória das cidades

Etapa 3 – Necessidades e desejos das pessoas que habitam as cidades

Etapa 4 – Retomando as etapas do projeto e encaminhando o produto final

Etapa 5 – Avaliando o projeto

 

PROJETO 6 DE UMA MARGEM À OUTRA – ELABORAÇÃO DE INSTALAÇÕES ARTÍSTICAS

Etapa 1 – Tráfico transatlântico de escravizados

Etapa 2 – Brasil na África

Etapa 3 – Desejo de reparação

Etapa 4 – Retomando as etapas do projeto e encaminhando o produto final

Etapa 5 – Avaliando o projeto

 

PROJETO 7 O SER DA TERRA – PROMOÇÃO DE FEIRA CULTURAL

Etapa 1 – Ocupando e desocupando a terra

Etapa 2 – Diante dos portugueses, muitas opções

Etapa 3 – Espaços protegidos

Etapa 4 – Retomando as etapas do projeto e encaminhando o produto final

Etapa 5 – Avaliando o projeto

 

PROJETO 8 IMAGINÁRIO E CULTURA: OLHARES E REPRESENTAÇÕES – PRODUÇÃO DE AUDIOVISUAL

Etapa 1 – Os contornos geográficos

Etapa 2 – Olhar etnocêntrico sobre os povos nativos

Etapa 3 – A natureza representada por perspectivas etnocêntricas

Etapa 4 – Retomando as etapas do projeto e encaminhando o produto final

Etapa 5 – Avaliando o projeto

 

PARA CONSULTAR
BIBLIOGRAFIA

8º e 9º anos

A COLEÇÃO DE PROJETOS INTEGRADORES

O Projeto Integrador

Conhecimentos integrados

 

8º ano

PROJETO 1 PAÍS LIVRE, CIDADÃOS ATIVOS – ELABORAÇÃO DE UMA PESQUISA ON-LINE

Etapa 1 – A felicidade ao alcance de todos

Etapa 2 – Justiça com as próprias leis

Etapa 3 – Cidadãos são sempre iguais?

Etapa 4 – Livre e no mundo

Etapa 5 – Retomando as etapas do projeto e encaminhando o produto final

Etapa 6 – Avaliando o projeto

 

PROJETO 2 MINHAS ESCOLHAS DIANTE DO QUE CONSUMO – REALIZAÇÃO DE UM DEBATE

Etapa 1 – Consumismo: quando tudo começou

Etapa 2 – Pessoas exploradas, antes e hoje

Etapa 3 – Imperialismo: governo e empresas

Etapa 4 – Quero ser um consumidor consciente

Etapa 5 – Retomando as etapas do projeto e encaminhando o produto final

Etapa 6 – Avaliando o projeto

 

PROJETO 3 IMAGEM É TUDO? – PRODUÇÃO DE LIVRO DIGITAL

Etapa 1 – Arte na tela

Etapa 2 – Mostra na tela que quero ver!

Etapa 3 – Para ver e ser visto

Etapa 4 – Deixa ver, deixa ver!?

Etapa 5 – Retomando as etapas do projeto e encaminhando o produto final

Etapa 6 – Avaliando o projeto

 

Projeto 4 LIBERDADE, LIBERDADE! – PRODUÇÃO DE PERFORMANCE ARTÍSTICA

Etapa 1 – Civilizar para controlar

Etapa 2 – Liberdade para todos?

Etapa 3 – Seguindo os próprios passos

Etapa 4 – Liberdade e escolhas

Etapa 5 – Retomando as etapas do projeto e encaminhando o produto final

Etapa 6 – Avaliando o projeto

 

9º ano

PROJETO 5 AFINAL, O QUE É SER BRASILEIRO? – REALIZAÇÃO DE UM SEMINÁRIO

Etapa 1 – Eu sou brasileiro

Etapa 2 – Origem do nome brasileiro

Etapa 3 – Observe à sua volta

Etapa 4 – Hábitos e costumes

Etapa 5 – A expressão da nacionalidade na arte

Etapa 6 – Retomando as etapas do projeto e encaminhando o produto final

Etapa 7 – Avaliando o projeto

 

PROJETO 6 SER CIDADÃO – PRODUÇÃO DE EXPOSIÇÃO DE ARTE ENGAJADA

Etapa 1 – Direitos sociais

Etapa 2 – Direitos civis e políticos

Etapa 3 – Direitos humanos

Etapa 4 – Cidadania também é feita de deveres

Etapa 5 – Ameaças à cidadania

Etapa 6 – Retomando as etapas do projeto e encaminhando o produto final

Etapa 7 – Avaliando o projeto

 

PROJETO 7 SER MIGRANTE – PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO

Etapa 1 – Cruzando o país

Etapa 2 – Migrações no mundo

Etapa 3 – Fuga de cérebros e talentos

Etapa 4 – Impactos sociais das migrações

Etapa 5 – Identidades em jogo

Etapa 6 – Retomando as etapas do projeto e encaminhando o produto final

Etapa 7 – Avaliando o projeto

 

PROJETO 8 SER JOVEM – CRIAÇÃO DE UM SITE

Etapa 1 – Na vibe da web

Etapa 2 – A saúde vem antes

Etapa 3 – Nós no meio ambiente

Etapa 4 – Curtindo a balada

Etapa 5 – De olho no trabalho

Etapa 6 – Retomando as etapas do projeto e encaminhando o produto final

Etapa 7 – Avaliando o projeto

 

PARA CONSULTAR
BIBLIOGRAFIA
Veja também
BNCC

Saiba mais sobre o documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.